SHIRLEY RODRIGUES

Coluna Social: Escola de Samba Salgueiro desce a Sapucaí com o enredo “Hutukara” em homenagem ao Povo Yanomami

O desfile da Acadêmicos do Salgueiro será domingo, 11, e contará com a presença do líder indígena Davi Kopenawa, presidente da Associação Hutukara Yanomami. O tema da Escola de Samba carioca, foi elogiado publicamente pelo ator e ambientalista americano, Leonardo Di Caprio

Com Tudo  

* “É HUTUKARA! O chão de Omama/ O breu e a chama, Deus da criação/ Xamã no transe de yakoana/ Evoca Xapiri, a missão…” Assim começa o samba enredo da Escola de Samba Salgueiro, que será a terceira a  desfilar no domingo de carnaval, 11  na Marquês de Sapucaí – Rio de Janeiro, trazendo pra avenida o  enredo “Hutukara”, tendo como mensagem central a defesa dos povos originários por meio da mitologia Yanomami. Hutukara – que dá nome a mais importante Associação do Povo Yanomami, com sede em Boa Vista – RR, significa “O céu original a partir do qual se formou a terra”, na língua originária do povo daquela etnia.

Com Nada  

* O celular se tornou um item tão fundamental para as pessoas,  que substituiu vários outros ao mesmo tempo. É nesse aparelho, que além de nos comunicarmos por mensagens, chamadas de voz e de vídeo, também fotografamos, filmamos, armazenamos imagens e temos ferramentas importantíssimas como aplicativo do Banco, do  Uber, Google Maps, entre outros. Tudo isso só para lembrar, que é durante o carnaval, quando as pessoas estão mais descontraídas por conta da folia , da alegria  e muitas vezes das bebidas alcoólicas, que ficam mais vulneráveis e são furtadas. E é justamente nesse período que são registrados o maior número de furtos de celulares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



O líder indígena Davi Kopenawa, estará presente no desfile da Salgueiro, que homenageará o povo Yanomami,  domingo na Sapucaí. Na foto, ele divide clic com sua  filha Tuyra e o cantor roraimense Wagner Luther(D) e a professora doutora, Sandra Buenafuente (E)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Na Sapucaí

* A propósito, com a crise humanitária que se instalou na Terra Indígena Yanomami, matando muitos indígenas de desnutrição e outras doenças, além da contaminação com mercúrio, por conta da ação nociva dos invasores que praticam o garimpo ilegal naquela área, é oportuno que uma Escola de Samba como o Salgueiro, resgate a história de luta desse povo.

* O tema chamou a atenção do mundo. O ator e ambientalista Leonardo Dicaprio, fez um post enaltecendo a iniciativa do Salgueiro em homenagear o povo Yanomami e chamando a atenção para a preservação da Amazônia. O embaixador do povo Yanomami, xamã e escritor Davi Kopenawa, estará presente na Sapucaí.

Em BV

* Por aqui, nosso ícone da música regional, Neuber Uchôa estará com a agenda cheia neste Carnaval. Sábado, será a atração principal de uma festa carnavalesca particular; Domingo, abrirá o show dos Detonautas no CarnaRock do Porão do Alemão, onde se apresentará com Banda composta pelos músicos Vitor Paini, Tauã Uchoa, Tobertinho Vizotto, Amaury Uchoa e Líber Uchoa.

* E na segunda-feira de Carnaval, Neuber  estará entre os que embalarão o tradicional Bloco do Mujica na Praça Fábio Paracat. Aliás, é dele a nova música do Bloco que será lançada nesse carnaval com o título, “Diversidade Mujica”.

Em BV II

* A propósito, a programação da Folia em Boa Vista, já começa nesta sexta-feira, com o CarnaToca, uma festa de carnaval que acontecerá a partir das 22h na Toca da Bruxa, com várias atrações, 5 ambientes e Espaço gastronômico. No sábado, tem o Galo do ½ Dia, a partir das 12 horas no Bar Amarelinho.

* Na noite de sábado, 10, começa e extensa Programação carnavalesca oficial do município,  nas praças Fábio Marques Paracat, Germano Augusto Sampaio, Cabos e Soldados, Clotilde Duarte de Oliveira, Linear Chico do Carneiro e João de Barro, com desfile de 29 Blocos.  

Aventura

* Francisco Canindé e Antônio Ribeiro, são desde sempre o que se pode chamar de aventureiros. Os dois conhecem muito bem os vários destinos do turismo aventura em Roraima,  especialmente as rotas aquáticas dos muitos rios locais, há pelo menos três décadas.

* Experientes conhecedores da região, a mais recente aventura dos amigos, foi uma excursão de barco pelo Rio Surumu, saindo da Vila Pereira e até Boa Vista, em percurso de 13 dias passando pelo rio Tacutu e Rio Branco. Durante o trajeto de quase duas semanas, fizeram registros da fauna e interagiram com as famílias que vivem nas margens dos rios. Entre outras coisas, eles relataram a dificuldade dos ribeirinhos ao acesso à água potável neste período de estiagem. 

Antonio Ribeiro e Francisco Canidé, na chegada da excursão de barco pelo rio Surumu – saindo de Vila Pereira até Boa Vista – que levou quase duas semanas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas  

* A Coluna de hoje é dedicada a linda linda Mayara Fagundes, que nesta sexta-feira, fica um ano mais maravilhosa.

* Também inaugurando idade nova hoje, Renan Bekel, Magno Souza, Poliana Araújo e Eliete Rodrigues.

* No sábado , quem troca de data é Cristina Leite, Gustavo Brunido, Herbênia Bantim e Guilherme Cruz.

* No domingo estarão de aniversário, nossas colegas, Shirleide Vasconcelos e Ethiene Nogueira.  

* Também inaugurando idade nova domingo, o chefe Beto Belini  e Jaques Pereira Filho.

Neuber Uchôa, com agenda lotada no período da folia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Tá Valendo 

Previsões

* De acordo com a Fecomércio, o  Carnaval é uma das principais datas para o comércio. período de folia movimenta as vendas de produtos carnavalescos, os serviços de bares e restaurantes, e o setor do turismo. E com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo,  e entidade local prevê  que o carnaval de 2024 deverá movimentar R$ 10,7 milhões em atividades relacionadas ao turismo, no nosso Estado

Campanha

* Com o slogan “Cuide-se, seu carnaval não pode acabar assim”, a Prefeitura de Boa Vista, desencadeou uma campanha de conscientização no trânsito, às vésperas do início da folia,  com uma autêntica exposição a céu aberto expondo veículos capotados e placas de alerta. As imagens impactantes mostram a extensão da violência no trânsito na nossa capital.

A defensora pública Jeane Xaud – ladeada  pelo babalorixá Carlinhos Bokulê e a advogada Emília Alzira, em clic exclusivo para a Coluna

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Publicidade