SHIRLEY RODRIGUES

Coluna Social: Começa essa semanas inscrições para o Curso de Robótica Educacional

O curso, oferecido pelo Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação, será gratuito, para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e terá duração de três meses

Com Tudo  

* Essa semana, serão abertas as inscrições para o curso de Robótica Educacional, oferecido pelo  Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) . As 200 vagas disponibilizadas são para crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos e os pais ou responsáveis  interessados, terão de amanhã, 6, a quinta-feira, 8, para proceder as inscrições, acessando o endereço eletrônico do Curso e preenchendo o formulário aqui. Os inscritos serão selecionados com prova escrita presencial de Português, Matemática e Redação, no próximo dia 20. A relação dos aprovados está prevista para ser divulgada dia 23, com início das aulas em 12 de março e encerramento em 14 de maio.

Com Nada  

* Foi assim do nada, que a Polícia Civil de Roraima recebeu uma denúncia anônima sobre um suposto tráfico de drogas, daí foi no local e constatou que eram drogas sim, mas não entorpecentes, eram remédios. Lotes e mais lotes já vencidos, destinados aos Yanomami, os quais muitos morreram por várias doenças sem ter sido socorridos. Estavam numa casa não habitada, onde havia remédios até na fossa, mas até agora não foi divulgado a quem pertence o imóvel. É bom que se esclareça quem foi o responsável pelo desvio desses medicamentos, já que a atual gestão do DSEI Y, não tem nada a ver com isso. E como se trata de recursos federais, é possível que,  mais esse escândalo passe a ser investigado pela Polícia Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A presidente da Academia Roraimense de Letras, Cecy Lya Brasil, sendo conduzida pelo deputado Marcos Jorge, membro da ARL, ao lugar de fala, onde proferiu seu pronunciamento comemorativo aos 35 anos da Entidade

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Dos Remédios

 * A propósito, muito já se tinha ouvido falar que remédios destinados aos Yanomami eram desviados e vendidos a garimpeiros, enquanto os indígenas morriam à míngua em seu território dominado por invasores, que até hoje estão área, inclusive – segundo o próprio MPF – com presença de membros de facções criminosas fortemente armados.

* Ninguém ignora também, que há uma investigação de genocídio do povo Yanomami em andamento na Corte Internacional. E convenhamos,  que a descoberta do desvio dessa montoeira de remédios que deveria ter sido levada para a Terra Indígena e ficou escondida até expirar a data de validade, dando prejuízo de milhões ao erário público, é no mínimo mais um contundente indício. 

A Voz do Povo

* Antigamente costumava-se dizer que: “A voz do povo é a voz de Deus”. Mas com tantas fake news, que são repercutidas automaticamente por multidões, esse dito popular acabou ficando meio obsoleto. Entretanto, há quem continue afirmando que, “quando o povo fala, ou foi, ou é ou vai ser”. E foi bem isso que aconteceu por aqui recentemente.

* Autoridades alertaram publicamente, a imprensa noticiou várias vezes, o povo cansou de denunciar e nenhuma providência foi tomada. Foi preciso acontecer uma Operação da Polícia Federal, com determinação da Justiça pra mudar a gestão de uma Pasta que impacta direta e literalmente a vida da população. 

Inesquecível

* Foi uma solenidade inesquecível, a posse de Vanthuy Neto, como Bispo de São Gabriel da Cachoeira – AM, no último domingo no Ginásio Totozão, com   missa celebrada pelo cardeal da Amazônia, Dom Leonardo Urich Steiner, que teve a participação do atual  do bispo de Roraima, Dom Evaristo Spengler, e os antecessores, D. Mário Antônio, D. Roque Paloschi e D. Edson Damian.

* Religiosos de vários estados, vieram prestigiar esse momento tão importante para a Diocese de Roraima, assim como indígenas de todas as etnias de Roraima, não só estiveram presentes, como participaram da importante e emocionante cerimônia.

Do Jubileu  

* A Diretoria da Academia Roraimense de Letras, presidida pela escritora Cecy Lya Brasil, reuniu confreiras, confrades e convidados para a comemoração dos 35 anos da Entidade, na noite de sexta-feira, 2, no Restaurante Jambu. A celebração contou com apresentações culturais, brindes e um jantar.

* Durante o evento, a Diretoria brindou seus membros com o kit comemorativo, composto por uma linda caixa em formato de livro contendo uma caneta especial, o botom da ARL e a carteirinha de membro da Academia. Um evento lindo, preparado e executado com esmero, que ficará marcado nos anais daquela Instituição.

A artista plástica Daya Roraima e o engenheiro Agrônomo, Ednarde Marques, felizes a espera de Joana Kapoi, primeira filha do casal, que chegará em março

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas  

* Inaugurando idade nova hoje, Dr. Kleber Paulino, Wellington Melo de Lemos e a professora Viviane Morales.

* Em clima de pré-folia, a Prefeitura de Boa Vista anuncia a programação do “Carnaval de Todos” que acontece na Praça Fábio Marques Paracat e em mais outros 5 locais da cidade.

* A iniciativa visa fazer com que as pessoas que moram em centros mais distantes, participem da festa popular, nos lugares mais próximos de onde residem.

* Mesmo assim, a tendência é de que a Praça Fabio Paracat tenha a maior concentração de público.

* É lá que, entre outros artistas, cantora baiana Gil, irá se apresentar, na terça-feira, 13.

Professor Julio Martins, membro a Academia Roraimense de Letras  e sua filha, pesquisadora, Leda Martins, durante a celebração do Jubileu de Coral da ARL

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Tá Valendo 

Estágio

* O Tribunal Regional do Trabalho – 11ª Região /Amazonas e Roraima, anunciou inscrições para estagiários em várias áreas. Interessados poderão obter mais informações Os interessados poderão se inscrever até o dia 14 de fevereiro. A inscrição será feita unicamente no site da Universidade Patativa.

Importante

Mais de 200 kg de lixo e 120 kg de material reciclável foram recolhidos durante a Caminhada Ecológica, ação promovida pela Caer no ultimo  domingo, 4.A atividade abriu o calendário de ações ambientais da empresa, com saída da praia do Caçari e percurso às margens do rio Cauamé até a praia da Polar.

Professor Daniel Gameiro, comemorando dois  prêmios acadêmicos na Faculdade UNAMA, o de melhor coordenador e curso de  Direito, o qual coordena, ganhou o Prêmio melhor curso da instituição.Na foto, ele divide clic com os professores  Deusdedith Ferreira e Alcides Lima, e da diretora da UNAMA, Karina Straioto

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Publicidade