SHIRLEY RODRIGUES

Coluna Social: Associação Brasileira de Imprensa, mobiliza Jornalistas e sociedade civil em prol da PEC da Água Potável

A referida proposta de emenda a Constituição,já foi aprovada por unanimidade no plenário do Senado em 2021 e agora encontra-se em tramitação na Câmara dos deputados

Com Tudo  

*  No domingo, 04, ocorrerá a ordenação episcopal do padre Vanthuy Neto, nomeado pelo Papa Francisco, como Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira.  O evento é aberto ao público e será realizado em Boa Vista, às 8h30, no Ginásio Totozão, com celebração presidida pelo Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo de Manaus e Presidente do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte1). O início do Ministério Apostólico e Pastoral como Bispo da Igreja do Alto Rio Negro, será no dia 11 deste mês e a celebração de posse canônica como Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira – AM, acontece  às 8h no Ginásio Arnaldo Coimbra, naquela cidade.

Com Nada  

* Daí que no primeiro dia de fevereiro, eis que um apagão geral, por volta das 11:30 da manhã, veio para nos lembrar de que alem de sermos o único estado do Brasil que não tem coisas básicas, tais como: uma unidade de internação para doenças mentais; uma maternidade (as mulheres dão a luz em baixo de uma tenda de lona); e uma internet que preste, também somos o único estado da Federação que não é interligado ao Sistema Nacional Energia Elétrica. O black out geral, nos deixou a todos sem luz, sem fornecimento de água, sem comunicação e sem poder vender nem comprar nada pois todos os sistemas ficaram fora do ar, por horas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



D. Vanthuy Neto, será ordenado Bispo de São Gabriel da Cachoeira, neste domingo, 4, em solenidade aberta ao público, no Ginásio Totozão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Mobilização

*  A Associação Brasileira de Imprensa está mobilizando jornalistas e instituições da sociedade civil, para que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2021, que inclui o acesso à água potável entre os direitos e garantias fundamentais da Constituição Federal, seja aprovada na Câmara dos Deputados em 2024.

* Inicialmente apresentada por senadores em 2018, a PEC recebeu aprovação unânime do Plenário do Senado em 2021 e agora segue em tramitação na Câmara dos Deputados. A ABI reconhece a importância dessa iniciativa e conclama parlamentares federais a aprovarem a PEC da Água Potável.

Mobilização II

* A propósito da PEC da Água Potável, é importante que a população do nosso Estado, especialmente a imprensa local, conclame os deputados federais daqui, para que os mesmos se engajem na defesa dessa importante iniciativa, considerando que, de acordo com pesquisas recentes da FioCruz, 90% dos rios de Roraima estão contaminados com mercúrio.

*Especialmente os rios da Terra Indígena Yanomami, que concentram alto teor desse metal pesado altamente cancerígeno e letal, que permanece nas águas por dezenas de anos causando danos a saúde dos seres vivos, principalmente dos humanos. Os peixes também estão contaminados e o rio Mucajaí –literalmente- morreu.

Gravíssimo

* Não se fala em outra coisa na mídia, senão sobre o agravamento do estado de saúde do ex-senador Telmário Mota, que inclusive já havia sido internado para procedimentos de emergência, dias atrás. Fontes próximas a família, avaliam seu estado atual como gravíssimo, considerando os vários diagnósticos já confirmados.

* O prontuário do ex-parlamentar, que até então vinha sendo mantido em sigilo, releva uma  serie de doenças, que se agravaram nos últimos dias, inclusive com indicações de pelo menos seis cirurgias, algumas das quais se forem proteladas poderão agravar ainda mais seu quadro clínico.

Importante

* A Defensoria Pública do Estado de Roraima, encerra no próximo dia 9 deste mês, a campanha de arrecadação de material escolar “DPE no Caminho da Escola”, que visa beneficiar crianças e adolescentes de escolas públicas. A iniciativa conta com a colaboração da comunidade que pode doar itens como caderno, caneta, borracha, apontador e lápis.

* No  ano passado a referida campanha  arrecadou mais de 350 kits e beneficiou alunos de sete escolas da capital e do interior. A meta deste ano é superar esse número e alcançar mais estudantes. Sem dúvida uma iniciativa super importante e necessária.

Weber Negreiros recebe homenagens em dose dupla, por seu aniversário, nesta sexta-feira e pela brilhante palestra “Comunicar para Liderar”, que comemorou seus 30 anos de trajetória, na quarta-feira, 31, na Plataforma 8 ( Foto: Thiago Feitosa)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



#Rápidas  

*  Inaugurando idade nova nesta sexta-feira, o comunicador Delman Veras, o músico Gil Sabóia e a querida  Poliana Nunes.

* No sábado, quem recebe kilomátricas homenagens por conta da troca de data, é Ângela Portela, Cida Lacerda, Rosinete Fernandes e Renata de Souza Cruz.

* No domingo, estarão de aniversário,  Carlos Alberto Alves,  Robson Oliveira e Neto Araújo.

* A uma semana do carnaval, muita gente está se preparando pra curtir a folia fora do Estado.

* E uma das melhores opções de viagens nesse momento, é sem duvidas a Asatur, que possui a frota de ônibus mais nova do Estado, além de várias comodidades para os passageiros.

* Semi leito, leito e cama, com ar condicionado, manta, travesseiro, lanches e wi-fi via satélite durante todo o trajeto.

A maravilhosa Joyce Lopes, está concorrendo como finalista em importante Prêmio nacional de confeitaria

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Tá Valendo 

Bloco Canaimé

*A partir das 18h desta sexta-feira (02/02), o bloco carnavalesco Canaimé estará no Cervejeiros S.A. (em frente ao Totozão) que promove um super agito, que terá ainda DJ Andrezinho e Juninho Pegada e Banda. No local do evento, também a partir das 18h, haverá venda de abadás do bloco.

Hoje

* A Prefeitura de Boa Vista formaliza nesta sexta-feira, 2, a contratação de 211 Agentes Comunitários de Saúde e 30 de Endemias aprovados no processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde. Os referidos profissionais irão reforçar as ações de saúde na capital, a exemplo do combate a doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

Dr. Sebastião Ernesto  dos Anjos em visita a praça Navona em Roma – Itália

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Publicidade