
O chef Paulo Machado esteve participando está semana da edição de 2025 do maior evento global do turismo, que aconteceu de 4 a 6 de março na capital alemã. Com o lema “O Mundo das Viagens Vive Aqui”, a feira reuniu os principais nomes e empresas do setor, consolidando-se como um dos mais importantes encontros para profissionais do turismo no mundo.
Reconhecido não apenas como chef de cozinha, mas também como pesquisador e embaixador da gastronomia e cultura pantaneira, Paulo Machado retornou a ITB Berlim com um foco ainda mais refinado: apresentar ao mundo as riquezas turísticas, culturais e gastronômicas de Mato Grosso do Sul, do Pantanal e da região de Bonito, num Cooking Show, com receitas típicas coo a chipa. “Estou muito feliz por estar novamente na Alemanha com a mala cheia de sabores do Pantanal e do Cerrado. Fazer parte da representatividade do turismo brasileiro na ITB é uma experiência enriquecedora e essencial para a promoção do destino Mato Grosso do Sul e para que o Trade turístico conheça nossas raízes gastronômicas.”, comenta o chef.
A frente do Instituto Paulo Machado e das expedições Brasil Food Safaris (@foodsafaris), o chef tem viajado pelo mundo promovendo a cozinha regional e compartilhando a história e os ingredientes únicos do Brasil. Além de trabalhar roteiros de turismo gastronômico no Brasil e exterior.
Sua participação nesta edição do evento aconteceu em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) e SEBRAE-MS, reforçando o compromisso o estado em promover seus atrativos para o cenário internacional.
Restaurantes de Manaus na lista 50 Best Discovery
Os restaurantes Banzeiro do chef Felipe Schaedler e Caxiri da chef Débora Shornik foram adicionados na lista que faz uma extensão da famosa classificação anual da plataforma The World’s 50 Best Restaurants e tem o objetivo de servir como guia para viajantes do mundo todo.
Para entrar na lista, o estabelecimento deve receber um número significativo de votos na classificação das listas de melhores restaurantes, bares e hotéis.
Pela primeira vez a plataforma indica restaurantes da Amazônia, saindo do eixo Rio-São Paulo, sendo que 89 restaurantes brasileiros foram nominados nesta lista.
Ranking dos 50 melhores restaurantes regionais estreia abrangendo os EUA, Canadá e Caribe
Aconteceu o lançamento do North America’s 50 Best Restaurants 2025, patrocinado pela S.Pellegrino & Acqua Panna.
De Alberta a Yukon, Alabama a Wyoming e Anguilla a Turks e Caicos Islands, o painel votará em suas experiências gastronômicas favoritas.
Após mais de duas décadas publicando seu ranking global, e seguindo o sucesso de listas regionais na Ásia, América Latina e MENA, a organização por trás do portfólio 50 Best se concentra nos EUA, Canadá e partes do Caribe. Mais tarde no ano, ela realizará um programa de eventos ao vivo e uma cerimônia de premiação, onde o novo guia gastronômico anual será revelado, culminando no anúncio do The Best Restaurant in North America 2025.
Esta iniciativa sem precedentes ajudará a consolidar o ranking 50 Best como o melhor ponto de referência global para as melhores experiências de hospitalidade, inspirando gourmets da América do Norte e do mundo todo a descobrir novos destinos, culinárias e talentos.
Todos os restaurantes podem ser votados, seja um restaurante de churrasco brilhante ou um que serve pratos requintados. Da gastronomia francesa e canadense requintada em Quebec à culinária crioula no sul dos Estados Unidos, de pratos da fazenda à mesa na Costa Oeste aos sabores inimitáveis do Caribe. Os 50 melhores restaurantes da América do Norte buscam destacar os diversos pratos e estilos culinários desta grande região gastronômica.
O ranking será o resultado dos votos de 300 especialistas independentes em restaurantes dos EUA, Canadá e Caribe. Restaurantes no México, Cuba e República Dominicana não serão elegíveis porque esses países já fazem parte da bem estabelecida região Latin America’s 50 Best Restaurants. Informações no site: https://www.theworlds50best.com/
RECEITA DA SEMANA
Chipa
Por Paulo Machado
Ingredientes:
400 gramas de polvilho doce
400 gramas de queijo meia cura ralado
5 gramas de fermento químico em pó
1 pitada de sal
300 ml de óleo quente
2 ovos
Modo de preparo:
Numa tigela misture o polvilho, o queijo, o fermento e o sal. Esquente óleo, coloque-o na mistura seca e vá mexendo sempre. Quando a massa estiver morna adicione os ovos. Faça bolinhas ou ferraduras e asse em forno médio até dourar.
Rendimento: 20 chipas pequenas