LETRAS SABOROSAS

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de Paella Vegetariana

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de Paella Vegetariana

RECEITA DO DIA

Fonte: Água Doce Sabores do Brasil


INGREDIENTES:
01 alho-poró cortado em cubinhos pequenos
120 gramas de ervilhas frescas
100 gramas de cebolas em pétalas
01 unidade de pimentão vermelho cortado em tiras
01 unidade de pimentão amarelo picado em tiras
10 azeitonas pretas cortadas sem caroço
100 gramas de tomate cereja cortados ao meio
100 ml de azeite de oliva extravirgem
01 colher de chá de alho picado fino
01 colher de sopa de açafrão em pó
Sal e Pimenta a gosto
200 gramas de arroz
03 xícaras de caldo de legumes caseiro

MODO DE PREPARO: 

Primeiramente, coloque metade do azeite dentro de uma frigideira grande e funda, adicione a cebola e o alho-poró, refogue bem sem deixar queimar. Acrescente os pimentões em tiras e refogue mais um pouco. Acrescente todos os temperos e em seguida, adicione o arroz, dê uma refogada, despeje o caldo de legumes e tampe um pouco. Deixe o arroz cozinhar, destampe para secar a água e quando estiver quase pronto, coloque os tomates por cima. Com o fogo desligado, cubra com papel alumínio e deixe por 10 minutos. Retire o papel, decore com as azeitonas, regue com o restante do azeite e sirva em seguida. Rende 500g.

ALGUNS DOS PROJETOS DE INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTOS QUE SERÃO APRESENTADOS NO CONGRESSO MUNDIAL EM BARCELONA

A quarta edição do Science & Cooking World Congress (SCWC 2023) em Barcelona que será realizado entre os dias 13 e 15 de novembro, tem como objetivo “oferecer sua estrutura como referência no campo da inovação e desenvolvimento de projetos para um setor de gastronomia e alimentos que estão crescendo exponencialmente e que exigirão cada vez mais treinamento”.

Segundo os organizadores, o evento terá espaços para apresentações com as últimas novidades em Inovação Científica Gastronômica e também mesas de trabalho e reuniões para gerar documentos de compromisso sobre questões de vital importância para a Cozinha do Futuro e que podem servir como incubadoras de projetos.

Terá um “Brunch” para demonstrar a inovação através da degustação de produtos do presente e do futuro, além de workshops propostos como prática de inovação gastronômico-científica.

O presidente honorário do congresso, Harold Mcgee, regressa esse ano e já cria grandes expectativas na sua fala sobre a restauração coletiva.

Sob a coordenação de Mariana Koppmann (Bioquímica, especialista em Segurança Alimentar e Gastronomia), Vice-presidente do SCWC BCN e presidente da Delegação da Argentina. Será feita a introdução sobre  a importância dos projetos científico-gastronômicos. A investigação culinária baseada na inovação tem a chave para obter um resultado final ou outro no procedimento aplicado aos ingredientes e, por isso, a descrição precisa do processo é essencial na receita para poder reproduzi-lo.

Na apresentação “Rumo a uma dieta sem desperdícios e zero emissões”, será apresentado um dos problemas mais importante que a sociedade atual e futura deve enfrentar. Oriol Vilaseca, Engenheiro, CEO da Vilaseca Consultors, é especialista em projetos de descarbonização, sustentabilidade e energias renováveis. Com sua experiência em sustentabilidade aplicada à alimentação, será analisado o problema e apresentará suas propostas de soluções.

Aprofundando os problemas da alimentação, explicarão soluções para o desperdício alimentar, Dao Nguyen que é doutora em ciências farmacêuticas e apaixonada por culinária, junto com seu marido, Pasquale Altomonte que é um chef-empreendedor premiado da Suíça. Ele participou de mais de 40 competições de culinária, treina regularmente e dá masterclasses para chefs de todo o mundo. A cozinha sem desperdício, a cozinha sintética e a cozinha com tudo incluído, são temas que serão abordados nesta apresentação, a partir dos seus estudos e da sua colaboração com Hervé This.

Mariana Koppmann apresentará o conceito inovador de “Botânico para comer”, que faz uma viagem sobre a experiência de propor a ligação entre ciência e gastronomia. Como transformar a botânica numa ferramenta fundamental de desenvolvimento criativo e profissional para quem trabalha no setor da restauração. Joaquín Ais, botânico vinculado ao Projeto Cornucópia, comentará alguns resultados da implementação deste projeto de restauração na cidade de Buenos Aires. E também estará o diretor da Naturalwalks, Evarist March, formador e consultor em gastrobotânica e ecoturismo. Como botânico e guia de natureza, tem criado olhares renovados entre o território, a gastronomia e o turismo. Além disso,  ele é botânico do restaurante Celler de Can Roca, em Girona.

Ainda será apresentado o projeto Carne, a hamburgueria de Mauro e Carolina Colagreco. Em sua apresentação “Meat-Burgers e Sustentabilidade: Como combinar?” Explicam que estamos perante uma mudança de paradigma na produção alimentar em massa e, por isso, devemos criar projetos onde a sustentabilidade seja a prioridade.

O congresso ainda traz o café, o produto alimentar mais consumido, e o mais importante é que ainda se pode fazer investigação e inovação com este produto. Com a apresentação “Novas Técnicas Gastronômico-Científicas Aplicadas ao Café”, serão explicadas as pesquisas que têm sido realizadas em torno deste produto, com Massimiliano Alajmo (Chef Le Calandre, Pádua), referência na gastronomia italiana e mundial e Simone Fumagalli (Torrefacione Giamaica, Verona), obcecado pela torrefação e como esta deve chegar ao consumidor.

O PRÊMIO SFERIC DE INOVAÇÃO CIENTÍFICA

Um aspecto marcante do congresso é o Prêmio Sferic, que reconhece a contribuição dos restaurantes para a inovação científica na cozinha. Criado em 2019, acredita que a inovação na gastronomia do século XXI anda de mãos dadas com a ciência e a tecnologia. Da precisão nas medidas e temperaturas à criação de pratos únicos com abordagem sustentável, a alta gastronomia tornou-se um laboratório de experimentação e descoberta.

O Prêmios Sferic é atribuído à criações culinárias que cumpram uma série de critérios rigorosos como a Inovação Científica, onde as criações devem incorporar uma técnica, utensílio, dispositivo ou produto que provoque uma alteração física ou química; Impacto Internacional; Aplicação Regular; Componentes Consumíveis e Saudável e Sustentável.

A seleção das inovações premiadas cabe a um júri científico composto por especialistas em gastronomia e ciência. Os vencedores recebem o Prêmio Sferic e um diploma que atesta a decisão do júri. Este ano, o Prêmio 2023 será entregue ao Restaurante Disfrutar de Barcelona que tem à frente os chefs: Oriol Castro Forns, Eduard Xatruch e Mateu Casañas. A entrega do prêmio será no dia 15 de novembro de 2023, no encerramento do congresso mundial.