LETRAS SABOROSAS

Aprenda a fazer um delicioso pudim de claras com cobertura de caramelo

Aprenda a fazer um delicioso pudim de claras com cobertura de caramelo

RECEITA DO DIA

Pudim de claras com cobertura de caramelo

Fonte: Divino Fogão.

INGREDIENTES:

08 claras de ovos

01 limão para raspas

01 colher de essência de baunilha

16 colheres de açúcar

MODO DE PREPARO:

Raspe o limão e reserve. Faça o caramelo e coloque na forma para pudim. Em uma tigela, coloque as claras e bata na batedeira até ficarem bem firme, adicione o açúcar aos poucos, a essência de baunilha e as raspas de limão, batendo muito bem entre cada adição. Depois de acrescentar todo o açúcar, continue batendo por mais 5 minutos. Este suspiro deve ficar bem consistente. Coloque-o dentro da forma com o caramelo e depois coloque a forma dentro de uma assadeira com um pouco de água. Leve em banho-maria em temperatura baixa (120ºC) por cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar, depois desenforme e leve à geladeira por 2 horas.

Tempo de preparo: 45 minutos     –   Rendimento: 10 porções

Que tal combinar as comidas e as bebidas na sua ceia?

Final de ano é uma época de muitas festas, confraternizações com amigos, família por perto, e o vinho simboliza a celebração, sendo a bebida que combina com todos os alimentos. Mas você sabe fazer a harmonização correta desta bebida com os pratos que vai servir?

Cada vinho traz no seu DNA sabores e aromas que combinam com muitos dos alimentos mais consumidos nas ceias de Natal e Ano Novo, tornando essas ocasiões muito especiais.

Mas sempre digo que o vinho bom é aquele que combina com seu paladar, seu bolso e seu gosto pessoal.

Existem muitos tipos de uvas, e para quem não conhece profundamente o assunto, sempre acaba se tornando uma tarefa difícil conseguir harmonizar com os pratos escolhidos.

Mas para simplificar, existem três cores de vinho: branco, tinto e rosé, além do espumante que é outra categoria.

Uma boa dica é escolher pelo rótulo do vinho, que sempre tem informações sobre o tipo de uva, quais pratos que combinam com o vinho, etc.

O vinho Tinto é o mais consumido no Brasil e as principais uvas são: Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot, Malbec, Pinot Noir e Syrah, entre outros. Esse tipo de vinho acompanha melhor os pratos quentes como: massa recheada com o molho mais encorpado e carnes vermelhas assadas, mas também pode acompanhar carnes brancas, mais delicadas.

O vinho Branco é indicado servir gelado, sendo que acompanha bem comidas leves como saladas, aperitivos, queijos, azeitonas. Combina bem com bacalhau, pirarucu,  tender, chester e peru, carnes com níveis mais baixos de gordura.

O vinho Rosé pode ser considerado um meio termo entre o tinto e o branco, normalmente é um tipo de vinho rosado feito de apenas um tipo de uva.

É um vinho elegante, versátil e saboroso e ideal para consumir no verão, com as temperaturas mais quentes como o nosso clima. Deve ser servido em uma temperatura em torno dos 8 graus.

Pode ser harmonizado desde a entrada até o prato principal, acompanhando bem aperitivos em geral, pratos a base de frutos do mar e as carnes brancas.

O vinho Espumante não pode faltar nas comemorações em geral, ele pode ser da uva Moscatel (mais doce) ao Brut (mais seco). Ele pode iniciar a festa ou finalizar com o brinde, mas muitas pessoas gostam de ter um espumante desde o aperitivo até a sobremesa.

O espumante é uma bebida que harmoniza perfeitamente com todos os pratos e não pode faltar na virada do ano.

A  última dica para acertar na forma de servir os vinhos escolhidos é a temperatura ideal de cada tipo. Os vinhos brancos de 7°C a 12°C; Rosé de 9°C a 12°C; os espumantes gostam de temperaturas mais baixas, de 6°C a 12°C.

Os vinhos tintos, que tem uma variedade muito grande, merecem uma atenção especial. Algumas pessoas gostam de servir gelado, mas alguns tipos podem ficar desagradáveis para o paladar. Mas sempre é uma questão de gosto.

Para resfriar a bebida use um balde de gelo ou deixe na geladeira até a hora de servir.

E a dica final:  uma das formas mais rápidas e eficientes de gelar um vinho é mergulhá-lo em uma solução de água gelada e sal. Isso porque o sal diminui o ponto de congelamento, fazendo com que a água fique gelada por mais tempo e esfrie a bebida rapidamente. Mas não deixe a garrafa nessa solução gelada por mais de 15 minutos para não afetar a temperatura ideal do vinho.

Desejo um lindo Natal em família com muito amor, alegria, mesa farta e gratidão por estarem todos juntos e felizes.