AFONSO RODRIGUES

Amizade e família: um laço

“É o destino que nos dá a nossa família, mas somos nós que escolhemos os amigos. Isto mostra que a amizade vale mais que os laços de sangue”. (Aristóteles)

A amizade é algo indispensável. O que nos leva a tomar cuidado quando formamos amizades. Os laços de amizade entre famílias e amigos é fundamental. Daí o critério na escolha. Mas não nos esqueçamos que a escolha deve ser natural e racional. Nada de rigor, apenas naturalidade. Vamos em frente. A vida deve ser vivida como vida. O tempo que passamos por aqui deve ser vivido a cada minuto com racionalidade. E esta não exige esforços. Tudo de que necessitamos para viver nossa vida, está dentro de nós. “O reino de Deus está dentro de nós”. O importante é que saibamos o poder que temos para ser feliz ou infeliz, dependendo do nosso grau de racionalidade.

Se você estiver se preocupando com o fato de eu estar usando muito, o assunto “Racional”, fique calmo. Nada de preocupação, que não estou criando nenhuma religião. A racionalidade está na nossa origem. Eu, você, e todos nós, viemos do mesmo universo racional. Estamos aqui pagando o pato pela nossa incompetência no aprimoramento racional, para nossa volta ao nosso mundo de origem. E vem daí o nosso eterno ir e vir. Vamos e voltamos porque não estamos preparados para ficar. E tudo que necessitamos para nosso aprimoramento racional está em nós mesmos. Não precisamos de orientação de quem quer que seja. Porque o nosso orientador está na mesma caminhada que estamos. Ele não sabe quantas voltas já deu nem quantas ainda irá dar, por não ser capaz de se racionalizar.

Vamos mudar o papo. Vamos cuidar mais da nossa educação para que possamos viver melhor, já que o mundo está degringolando por desequilíbrio na educação. E não somos só nós, brasileiros que estamos nadando no lamaçal da deseducação. Então vamos fazer nossa parte, fazendo sempre o melhor em tudo que fizermos. Desde que o que fazemos esteja dentro da racionalidade. Vamos dar menos importância a acontecimentos irracionais. Não deixemos que más notícias nos atormentem, levando-nos para o palco da irracionalidade. Os crimes sempre existiram e sempre existirão até que nos eduquemos com racionalidade.

Aproveite a aproximação das eleições e observe o seu candidato preferido. Veja quais os defeitos e qualidades que ele tem. Porque todos terão as duas coisas. Cabe a nós sermos maduros e educados para saber fazer a escolha. Mesmo porque só seremos capazes quando educados politicamente. E enquanto não nos educarmos não seremos capazes de escolher o político capaz de nos honrar como cidadãos. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460