COLUNA PARABÓLICA

Alto Alegre tem três pré-candidatos a prefeito 'tampão'

Coluna desta terça-feira (19) também repercute a improcedência da ação que apontava fraude na cota de gênero por parte do Podemos em 2022

Bom dia,

Os brasileiros e as brasileiras mais antenados andam preocupados com o que anda fazendo o governo federal de Lula da Silva (PT). São iniciativas que parecem uma guerra franca e aberta ao agronegócio do Brasil e que são capazes de trazer prejuízos inimagináveis ao Brasil, que hoje desponta como um dos países estratégicos quando se fala em segurança alimentar do mundo.

A primeira delas é a decisão do governo de determinar à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de transferir gratuitamente para alguns países africanos a tecnologia sobre o plantio de grãos, especialmente de soja e milho, em áreas equatoriais semelhantes às nossas do Cerrado do Centro-Oeste brasileiro. A justificativa para tanto é de uma política para aumentar a segurança alimentar de povos africanos pobres e quase sempre sob ameaça de fome crônica. Na verdade, o que está por trás dessa iniciativa aparentemente humanitária é o interesse chinês, cujo governo já comprou mais de seis milhões de hectares das melhores terras da África Equatorial.

A outra iniciativa quase simultânea à primeira é a formação de uma comitiva – formada por ambientalistas, integrantes de organizações não-governamentais, servidores públicos, outros integrantes de matiz esquerdista e de políticos – que se prepara para visitar a Comunidade Europeia que vai pedir aos países e empresários europeus que engrossem as exigências para a compra de produtos agrícolas vindo do Brasil, especialmente da Amazônia e do Cerrado. Isso com certeza vai agradar alguns países do bloco europeu que andam, e sempre andaram interessados em proteger sua própria agricultura.

Improcedente

Por unanimidade, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) julgou improcedente a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) por suposta fraude na cota de gênero, envolvendo o Podemos, dos deputados Joilma Teodora e Odilon Filho. A relatora, Tânia Vasconcelos, afastou todas as preliminares suscitadas pelos advogados, mas no mérito entendeu não haver provas suficientes para cassar os mandatos.

Lição 1

Mais uma vez, durante um julgamento da Corte Eleitoral, foram levantadas algumas questões que servem de lição para candidatos e partidos políticos. O zelo com a prestação de contas de campanha é uma delas. Durante a fala do procurador regional eleitoral, Alisson Marugal, foram citadas uma série de situações, como a ausência de gastos com material de campanha e pagamento de parentes como militância.

Lição 2

Além disso, vale constar que o Ministério Público Eleitoral (MPE) checa as redes sociais de candidatos e analisa quem não compareceu sequer na própria convenção partidária, ou não fez uma única postagem com material de campanha. Também foram mencionados casos em que uma candidata havia postado propaganda de outro candidato ao mesmo cargo ao qual concorria e teve quantidade ínfima de votos. Uma fábula!

Reflexão

Ainda sobre a sessão dessa segunda-feira (18), vale citar reflexão feita pela relatora do caso, desembargadora Tânia Vasconcelos, sobre legislação que trata da cota de gênero que faz com que apenas candidaturas femininas tenham suas regularidades e intenções fraudulentas analisadas. Conforme ela, isso na verdade sobrecarrega as mulheres com mais um ônus, enquanto o espírito da lei é de incentivar a participação, o que não obriga resultado positivo. Está registrado!

Imbróglio

Pelos lados de Alto Alegre, além das duas eleições em menos de seis meses, tem ainda mais imbróglio rolando nos bastidores. O suplente do presidente da Câmara Municipal, vereador Valdenir Magrão (MDB), que assumiu a prefeitura, requereu administrativamente sua posse como vereador. Na análise, assinada pela juíza Sissi Schwantes, a questão é de competência do Poder Legislativo daquele Município.

Candidaturas

Enquanto isso, além do próprio Valdenir Magrão, outros dois candidatos já anunciaram pré-candidaturas para a eleição suplementar do dia 18 de abril, em Alto Alegre. Os empresários Gaúcho da Soja, pelo União Brasil, do deputado Antônio Nicoletti, e Wagner Nunes, pelo Republicanos, do senador Mecias de Jesus. O Republicanos, inclusive, já agendou sua convenção para o próximo domingo, dia 24.

Collab

Iniciado o período pré-eleitoral pipocam Brasil afora decisões judiciais relacionadas ao uso (ou mau uso) de redes sociais por políticos. Entre elas, uma prática muito utilizada em Roraima, o uso de collab – postagem em colaboração, entre perfis pessoais e institucionais nas redes sociais. Todos sabem que é vedado pela Constituição Federal por se tratar de promoção pessoal de agente públicos por meio do uso da máquina pública.

São José

Os antigos moradores de Roraima dizem que se não chover no Dia de São José, comemorado hoje, é prenúncio de que a estiagem vai ser maior ainda. Por conta disso, muitos roraimenses, especialmente os de origem nordestina, vão passar o dia olhando para o céu na esperança de ver nuvens e sentir a queda de alguns pingos d’agua para aliviar a secura. Infelizmente, as previsões meteorológicas não alimentam tanta esperança.