AFONSO RODRIGUES

A suavidade na beleza

“Quando ela canta me lembra um pássaro. Não um pássaro cantando, mas um pássaro voando”. (Ferreira Goulart)

Depois da queda do portão passo maior parte dos meus dias deitado, esperando que as dores se mandem. Ontem, deitado, ouvi uma música lindona, em parceria do Chico Buarque com a Nara Leão. Aí viajei no tempo. Lembrei-me do Ferreira Goulart, quando ele escreveu essa pérola que está aí em cima, referindo-se à Nara Leão. Como é gostoso a gente se lembrar de coisas e momentos agradáveis do passado. E se na vida temos sempre momentos agradáveis para recordar e ser feliz, por que ficar perdendo tempo com lembranças e pensamentos negativos? O Norman Vincent Peale já disse: “Adote a atitude de meditar em suas bênçãos em lugar de suas dificuldades, especialmente aquelas que não aconteceram, mas que você prevê com preocupação”.

Pelo que vemos, e continuaremos vendo, o ser humano continua nadando no pessimismo. A porcentagem dos que vivem centrados no otimismo é, pelo que vemos, muito pequena. O que dificulta o andamento da racionalidade. Há tanta coisa boa e bonita acontecendo a todo instante, e não lhes damos atenção. Preferimos passar os dias com pensamentos presos a maus acontecimentos, quando eles deveriam ser vistos como meros acontecimentos. Porque é com eles que aprendemos a distinguir o bom do mau, e aprender com o mau, esquecendo-o. Simples pra dedéu. Então vamos mudar a direção da carruagem e caminhar pelas veredas do sucesso. E este sempre está do lado bom. Então, por que ficar perdendo tempo com pensamentos negativos?

Somos o que pensamos. Todo o poder de que necessitamos está dentro de nós. Só precisamos ser comedidos e saber até onde podemos ir, de acordo com nosso desenvolvimento racional. Não tente fazer milagres. Eles acontecem de acordo com nossas atitudes dentro da racionalidade. Se o reino de Deus está dentro de nós, não devemos ter dúvidas quanto à nossa capacidade de ser sempre o melhor. Mas para sermos melhor temos que melhorar, claro. E para isso temos que acreditar que por melhor que sejamos sempre temos que melhorar. Os sensatos sabem que nunca alcançarão a perfeição. E é por isso que eles sempre avançam, na caminhada do sucesso. Mas nada de milagre. Ele sempre acontece, desde que saibamos buscá-lo onde ele está. E ele está na nossa mente.

Faça sempre o milagre, fazendo sempre o melhor no que você faz. E comece não desperdiçando seu precioso tempo, com pensamentos negativos. Mantenha sua mente sempre na direção que você deseja, na busca do sucesso. Mas não esqueça de que o sucesso está no que você faz de melhor. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460