Bom dia!

A maior dificuldade dos brasileiros nos dias que correm é saber discernir entre as narrativas e a verdade dos fatos. Para sustentar as narrativas, conceitos e adjetivos são criados como se fossem verdades absolutas e não versões diferentes a gosto dos interesses políticos, econômicos e ideológicos. Negativista, por exemplo, sendo usado especialmente pela esquerda para adjetivar todos os que não concordam com as “verdades científicas” estabelecidas por interesses específicos. Foi, e é, o caso do enfrentamento da Covid-19, que completou cinco anos ontem (quarta-feira) desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a proliferação do vírus como pandemia mundial. Os grandes laboratórios ganharam montanhas de dólares vendendo “vacinas” que até hoje não demonstraram eficácia para impedir a contaminação.

Para além disso, conceitos como “atentado ao Estado de Direito” virou panaceia para justificar atos de violência e cerceamento de defesa na manifestação da liberdade de pensamento, princípio pétreo inscrito na Constituição Federal. Pixar uma estátua com a expressão “Perdeu Mané” virou atentado contra o Estado de Direito, palavras que foram ditas por um ministro do Supremo Tribunal Federal. Mas, rasgar a mesma Constituição com julgamentos abertamente fora da lei dá ao autor, ou autores, o título de defensor/defensores da democracia. Vamos chegar aonde, hein?

Contratos

O pleno do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) confirmou a decisão cautelar da conselheira Cilene Salomão, que determinou a suspensão de dois contratos da Câmara Municipal de Boa Vista, que totalizam R$ 1,8 milhão, para compra de poltronas e locação de impressoras. A conselheira decidiu preventivamente pela suspensão, após auditoria identificar possíveis irregularidades nas licitações. Todos os pagamentos seguem suspensos até a conclusão das investigações.

Obrigação

Durante sua prestação de contas na Câmara Municipal, a secretária municipal de Educação, Consuêlo Sales, informou, em outras palavras, que a Prefeitura de Boa Vista tem feito mais que sua obrigação quando o assunto são vagas em creches. Ela explicou que, embora a educação infantil não seja uma etapa universalizada pelo governo federal, planos de educação determinam que os municípios devem atender 50% da demanda até 2030. Segundo ela, atualmente, Boa Vista atende mais de 5 mil crianças na educação infantil, acima desse percentual, com perspectiva de aproximadamente 3,5 mil novas vagas ainda neste ano.

Blitz

O governador Antonio Denarium (Progressistas) e a secretária de Saúde, Adilma Lucena, realizaram uma blitz surpresa no Hospital Geral de Roraima (HGR), para verificar pessoalmente as condições de atendimento e abastecimento, evitando depender apenas de relatórios que, nem sempre, refletem a realidade. Em entrevista à rádio Folha FM, a nova secretária anunciou que realizaria essas blitzes. Só não disse que o governador lhe acompanharia nessa empreitada.

Transparência

Tramita na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) um Projeto de Lei que propõe que todas as contratações públicas, inclusive as realizadas por dispensa de licitação, sejam divulgadas nas redes sociais oficiais do órgão contratante no mesmo dia da publicação no Diário Oficial. A medida, apresentada pelo deputado estadual Armando Neto (PL), pretende permitir o acompanhamento em tempo real dos gastos públicos.

Saúde

A população de Rorainópolis pode e deve ficar atenta ao pleno funcionamento dos serviços de saúde na Atenção Básica do Município, especialmente após a destinação de R$ 5,3 milhões para a contratação de serviços de manutenção preventiva e corretiva, para garantir o funcionamento de vários equipamentos essenciais para a saúde pública. Uma empresa de Boa Vista venceu os cinco lotes previstos.

Pesar

A coluna registra, com pesar, o falecimento do coronel da Polícia Militar (PM), Francisco de Assis Félix, aos 78 anos, homem honrado, que exerceu várias funções no Estado, foi chefe da Casa Militar de vários governadores, entre eles, o ex-governador Getúlio Cruz.

parabolica
Parabólica

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

As poderosas antenas da coluna, trazem para o site aquelas conversas que esquentam os bastidores da política local. Informação, Denúncia e as notinhas apimentadas que só a coluna publica de segunda a sábado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.