AFONSO RODRIGUES

A criança maravilha-se, o adulto reclama

“O dom de maravilhar-se é a primeira característica da criança, que o adulto perde. A crisálida entra na adolescência e sai para a vida adulta como feio besouro”.

Se prestarmos bem atenção veremos que o adolescente está mais para crisálida. Na passagem para a fase adulta ele vai acumulando uma quantidade enorme de pensamentos negativos. O que o transforma em verdadeiro besouro, quando adulto. Todas as fases da humanidade viveram transformações no desenvolvimento racional. Querendo ou não, estamos sempre evoluindo. Só ainda não acreditamos que tudo volta à estaca zero, depois de um dilúvio. E como já nos alertam para o próximo dilúvio, vamos ser mais cuidadosos e responsáveis. Porque nossa evolução está ligada ao nossos ir e vir. Então, não devemos nos preocupar com o dilúvio. Vamos nos preocupar em prepararmo-nos para o futuro. E comecemos pelas nossas crianças. Afinal, somos responsáveis pelo futuro delas.

Vamos nos preparar, preparando os seres que viverão o futuro. Ontem, pela manhã, estive em um Posto de Saúde, e observei os comportamentos de pelo menos três criancinhas de colo. Mas o que mais me chamou a atenção foi o comportamento dos pais. Nada condizente com o que penso ser indispensável para a orientação de crianças que irão viver um mundo bem diferente do nosso. E isso independe da idade da criança. Porque se não iniciarmos as mudanças, as crianças continuarão parecendo crisálidas, quando adolescentes. E certamente se tornarão meros besouros humanos, no futuro. As mães de hoje no têm mais o dia todo para cuidar dos filhinhos. O que as leva à preocupação que as mantêm ansiosas. E a ânsia, mesmo não sendo percebida, é prejudicial ao desenvolvimento da criança, para o futuro dela.

Mas não vamos esquentar a cabeça. Vamos apenas ser mais atentos e atentas às mudanças que vivemos e para as quais não estamos preparados. Vamos cuidar mais de nós mesmos para podermos cuidar dos do futuro. Porque o futuro é dos nossos descendentes, e não nosso. Quando estamos no futuro dos nossos filhos estamos apenas entregando-os ao futuro. Vamos assumir a responsabilidade e sermos felizes com o que fazemos de melhor para uma vida melhor, para nossos filhos, e os filhos deles. O desenvolvimento racional do ser humano é indispensável para a formação de um mundo melhor. E ser racional é ser livre nos pensamentos e, consequentemente, nas ações e atitudes. E não podemos fazer isso enquanto vivermos sob as orientações dos outros. “O reino de Deus está dentro de nós”. Só precisamos nos capacitar para entender e viver essa grandeza. Pense nisso.

[email protected]

99121-1460