Cotidiano

Governo estuda novo fechamento do espaço aéreo em terra Yanomami

Flávio Dino afirmou que a intenção é acelerar a saída dos garimpeiros ilegais que ainda estão na região, já que a prorrogação da abertura do espaço aéreo está gerando lentidão no processo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou, nesta quinta-feira (16), que o governo federal estuda fechar novamente o espaço aéreo no território indígena dos Yanomami. Os corredores de voo foram abertos com o objetivo de permitir a saída dos garimpeiros da terra indígena até dia 06 de maio. 

O novo fechamento do espaço aéreo, que deve ser adotado até a próxima semana, visa acelerar a saída dos garimpeiros ilegais que ainda estão na região. Na avaliação do Ministério da Justiça, da Força Nacional e da Polícia Federal, a prorrogação da abertura do espaço aéreo está gerando lentidão para a saída. 

Além do fechamento do espaço aéreo, o ministro disse ainda que tanto a Força Nacional, quanto a Polícia Federal, têm intensificado as ações para apreensão e inutilização de equipamentos dos garimpos.

“Na quarta-feira próxima, eu e o ministro da Defesa, José Múcio, vamos fazer uma nova reunião para planejamento das próximas etapas e provavelmente haverá um novo fechamento do espaço aéreo sobre o território yanomami nas próximas semanas. Estamos avaliando, a PF junto conosco, a Força Nacional e o Ministério da Defesa, de que esse novo fechamento deve ser antecipado para agilizar a saída de garimpeiros que ainda permanecem, em pequeno número, no território yanomami nesse momento”, afirmou Dino.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.