Foi dado o pontapé inicial do trabalho de prevenção e combate ao sarampo em Roraima. A Campanha de imunização contra o Sarampo foi lançada na sede do município de Bonfim pelo Governo do Estado.
A estratégia é para que o trabalho de imunização e atualização da caderneta de vacina seja realizado de forma simultânea, nos municípios de Pacaraima, Bonfim e Rorainópolis, regiões de fronteira e de divisa, que representam possibilidade de acesso para pessoas vindas da Venezuela, da Guiana e do Amazonas.
Durante a ação de varredura contra o sarampo, será feita também a imunização contra a gripe para a população de 6 meses a 59 anos. A estimativa é que sejam imunizadas 4.586 pessoas em Bonfim, 14.828 em Pacaraima e 13.097 em Rorainópolis.
Conforme o secretário de Saúde, Airton Cascavel, trata-se de uma ação preventiva que visa imunizar as pessoas contra o sarampo, doença que já estava erradicada, e conter qualquer possibilidade de entrada do vírus no Estado.
“As pessoas terão contato direto com os profissionais, e eles terão a capacidade de esclarecimento e convencimento sobre a importância da imunização”, esclareceu.
“O sarampo é uma preocupação nacional e internacional e, desde o surto registrado em 2018, iniciado por Roraima, temos a preocupação de evitar a reintrodução do vírus no Estado, por isso essa ação para melhorar a cobertura vacinal”, complementou a consultora técnica do Ministério da Saúde, Flávia Cardoso.
A partir de segunda-feira, 31, as equipes municipais farão por 14 dias consecutivos a visita de casa em casa.
SARAMPO – Trata-se de uma doença viral altamente contagiosa. Isso porque o vírus é transmitido por meio do contato direto ou pelas vias aéreas —basta que a pessoa infectada respire, tussa ou mesmo espirre. A doença evolui de forma rápida e pode ter complicações graves, principalmente entre os pequenos.