Cultura

Fotógrafo fala sobre produzir arte fotográfica na Amazônia

Dia Nacional da Fotografia é comemorado no dia 8 de janeiro

Captar uma imagem em uma fração de segundo e eternizá-la. 
A fotografia é para muitos mais do que uma profissão ou hobby, mas um estilo de vida. O fotógrafo pode atuar na publicidade, jornalismo, e ainda no campo artístico.

Em Roraima, J. Pavani já atuou nesses segmentos, e atualmente está a frente da Associação Roraimense de Fotografia – Afotorr. Para ele, a natureza em Roraima e na Amazônia é sua maior inspiração. Os 
conflitos, a cultura, os fenômenos naturais fazem parte do seu portfólio que vão se adaptando às novas tecnologias da fotografia.

“Nossa associação quer, assim como a fotografia, se atualizar. Já que o ramo vem se adaptando cada vez mais as tecnologias. Não sabemos como será a fotografia daqui a dez anos por exemplo, já que a cada momento se descobre uma nova forma de fotografar”, explicou.

Segundo ele, a fotografia pelo smartphone deve ganhar cada vez mais espaço. “Antigamente, era todo um processo para se tirar uma foto. E eu vi essa transformação acontecer ao longo da vida. Durante o ano, queremos realizar cursos e oficinas sobre a fotografia pelo celular, que ampliou o acesso e aumentou o número de apaixonados o campo profissional” disse.

No meio da fotografia, Pavani contou que em muitos momentos viu a fotografia ajudar pessoas que buscavam uma alternativa não apenas profissional, mas também emocional.

“A associação reúne membros que vivem da fotografia, mas também daqueles que usam a arte como terapia. Um amigo já me confessou que descobriu a arte de fotografar como uma forma de criar alternativas para enfrentar um processo difícil em sua vida. Porque a fotografia trabalha muito com a mente, é preciso ter foco e concentração”, reforçou.

Origem do Dia Nacional da Fotografia

O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.

A primeira câmera fotográfica se chamava Daguerreótipo, inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris. O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto em homenagem a este acontecimento.

JPavani – J.Pavani (1963) é nascido em Amparo (SP). Radicado em Boa Vista, Roraima, fotojornalista e publicitário, empenha-se em preservar a natureza através das imagens capturadas em suas incursões pela Amazônia.

A trajetória profissional de Pavani inclui trabalhos com a maior revista de armamento dos Estados Unidos, ‘Defense News’, esporte com a seleção brasileira de futebol e free lances para jornais e revistas do Brasil.O fotógrafo viveu por dez anos na Inglaterra, aprimorando seu conhecimento sobre fotografia e vídeo. Realizou exposições fotográficas na Inglaterra, São Paulo (interior – Limeira e Amparo) e Boa Vista-RR.