Presidente do centro de Artesanato Indígena em exibição no estande roraimense (Fonte: Elane Oliveira)
Presidente do centro de Artesanato Indígena em exibição no estande roraimense (Fonte: Elane Oliveira)

No segundo dia, da Abav Expo 2025 o estande roraimense brilhou com degustação de cachaças artesanais, venda de artefatos indígenas e apresentação com folders dos destinos ecoturísticos da região. A feira organizada pela Agência Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) reúne 437 estandes de marcas expositoras representando todos os estados brasileiros e compradores internacionais.

O evento, que vai até esta sexta-feira (10), é marcado pelo networking entre os estandes, agentes, compradores e sócios que trocam experiências e ideias. O estande roraimense se destaca pelo protagonismo indígena, com a primeira agência de turismo indínega roraimense, a Kauwê Turismo participando da caravana AbavRR. A coordenadora da agência, Karynna Makuxi explicou que a comunidade está alinhada com o ecoturismo na região.

“O etnoturismo indígena é um termo que a gente usa para englobar o ecoturismo, o turismo ecológico, e turismo de aventura. Trabalhamos com a rota do café artesanal. Dentro da nossa comunidade, nós temos uma rota turística com a nossa agricultura familiar. Nós unificamos o turismo com a nossa agricultura sustentável”, explicou a coordenadora da Kauwê Turismo.

Coordenadora da primeira agência de turismo indígena de Roraima destaca ecoturismo como modo de atuação na comunidade indígena. Fonte: Elane Oliveira

Considerada a primeira agência de turismo indígena ligada a ABAVRR a Kauwê Turismo trabalha desde sua fundação com a divulgação de passeios onde a agricultura familiar e sustentável é protagonista com a produção de café, desde do arábiaca, ao Imeru e as jujubas de cupuaçu. a coordenadora da agência destaca a parceria com a Abavrr na ABAV Expo, como uma oportunidade de alavancar ainda mais o etnoturismo roraimense.

“ Nossa agência é considerada como a primeira comunidade indígena a ser associada em uma associação  de agentes de turismo do Brasil. Então essa foi uma oportunidade também de visão de negócio, de investimento para pedir a oportunidade de trazer visibilidade para o nosso negócio que fica na Terra Indígena Raposa Serra do Sol”, finalizou a turismóloga.

Além da representatividade da primeira agência de turismo indígena de Roraima, o estande roraimense contou com um espaço para a venda de artefatos indígenas de diversas comunidades do estado. A presidente do o Centro de Artesanato do Estado de Roraima ( Sindarte), Suelen Campos, explicou que a parceria 

“Além de trazermos o  turismo, a gente apresenta o artesanato, que é uma coisa ligada a outra. Os visitantes sempre querem levar alguma lembrança, então nós trouxemos aqui um pouquinho de cada coisa que temos lá do nosso estado, desde a rede e apitos da etnia Warao, como as cestas dos Yanomamis, as peneiras dos  do waimiri atroari, e as nossas biojoias que são compostas e feitas por sementes do nosso estado”, explicou Suelen Campos.

Ecoturismo Roraimense em destaque na Abav Expo

Roraima se destaca na Feira como um estado que investe e apoia o ecoturismo, apresentando passeios em comunidades indígenas, em áreas de preservação ambiental e em grandes pontos turísticos naturais do estado como o Monte Roraima.

Empresário do ramo de turismo, o dono da empresa Roraima Adventures, Magno Souza, há 23 anos no mercado de turismo roraimense explicou que Roraima se encontra em um local privilegiado sendo o único acima da linha do equador, o que segundo as suas palavras nos torna um estado ímpar.

“Somos o único estado acima da linha do Equador, e temos um potencial para muitos produtos turísticos ímpares. Temos uma referência muito grande que é o Monte Roraima, que é um ícone do turismo mundial. E aos poucos também os parques nacionais, que são o Parque Nacional do Monte Roraima e o Parque Nacional do Viruá, então somos uma região bastante forte na questão do turismo de natureza”

Empresário do ramo de turismo em Roraima, Magno Souza na maior feira de turismo da América Latina (Fonte: Elane Oliveira)

Visitando o estande de Roraima pela primeira vez, a carioca Jéssica Esteves, de 27 anos, contou que teve curiosidade de conhecer o estande roraimense pelo destino inusitado e pela possibilidade de vendas para a região.

“Olhando no Brasil todo, os destinos que mais vendem, estão na região sudeste por conta das viagens corporativas e o Nordeste que são os maiores pontos de venda dentro do Brasil. Roraima tem um visual incrível, a gente sabe, só não conseguimos ter muito esse olhar de vender, pois nós aqui não conhecemos muito bem o norte” destacou Jéssica.

Visitante se interessa pelo turismo de aventura e o ecoturismo no estande Roraimense (Fonte: Elane Oliveira)

A visitante se interessou pelos passeios apresentados através de folders pela equipe do estande, e relata que se impressionou com o ecoturismo e a aventura roraimense.

“Ouvir sobre o que tem lá em Roraima, ouvir sobre o ecoturismo, e o turismo de aventura. Então também é muito interessante para a gente saber um pouco mais e a gente se aprofundar e querer ir lá também. Eu quero fazer turismo de aventura no Monte Roraima, com certeza” finalizou a visitante. 

Cachaças regionais colorem o estande roraimense 

Em Roraima tem-se várias maneiras de receber visitantes, levando a pontos turísticos, mostrando cultura e culinária do estado e as belezas naturais dos municípios roraimenses. O estande de Roraima na Abav Expo utilizou dessas estratégias, a secretaria de turismo do estado trouxe na mala 6 sabores de cachaças produzidas em campos novos para os visitantes da Abav Expo experimentarem.

Presidente da Abavrr, Lena Matos em degustação com visitantes do estande. (Fonte: Elane Oliveira)

Os visitantes degustaram as cachaças regionais e sentiram a dormência do jambu, o frescor da tangerina, a acidez do cupuaçu, a cremosidade do buriti, o azedar do tamarindo e a doçura do jenipapo. A atividade aproximou os expositores dos visitantes gerando mais interesse e movimento no estande roraimense.

Exibição das cachaças regionais no estande de Roraima . (Fonte: Elane Oliveira)

A caravana roraimense se prepara agora, para o último dia de Feira, carregando aprendizados, experiências e muitas novidades na mala para o estado de Roraima.