OUTUBRO ROSA

Exames de mamografia serão ofertados ao longo do mês no Centro de Referência em Saúde da Mulher

Mamografias serão ofertadas sem necessidade de agendamento prévio, de terça a quinta-feira, das 8h às 18h, sem pausa para o almoço. Para o atendimento, é necessário apresentar o Cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência

Exame de mamografia deve ser feito a partir dos 40 anos; já o autoexame é recomendado para mulheres a partir dos 25 anos (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
Exame de mamografia deve ser feito a partir dos 40 anos; já o autoexame é recomendado para mulheres a partir dos 25 anos (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Em alusão à campanha Outubro Rosa, serão ofertados exames de mamografia por livre demanda ao longo do mês, como forma de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

A partir desta terça-feira, 7, o Centro de Referência em Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin inicia a realização dos exames, que serão ofertados sem necessidade de agendamento prévio, de terça a quinta-feira, das 8h às 18h, sem pausa para o almoço.

Para o atendimento, é necessário apresentar o Cartão do SUS, documento de identidade e comprovante de residência.

“Orientamos que essa paciente venha com antecedência, se sentir algo alterado, busque o cuidado, o atendimento na unidade básica, que seja referenciado para nós em tempo hábil para que tenha um sucesso nesse tratamento caso detecte algo”, afirmou diretora-geral da unidade, Taynah Almeida.

Mulheres a partir dos 40 anos podem comparecer ao Centro de Referência, localizado na Avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 1632, bairro Aparecida, para realizar o exame, seja pela primeira vez ou como parte do acompanhamento de rotina.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e o segundo com maior taxa de mortalidade, segundo o Ministério da Saúde. A mamografia é o principal método de rastreamento da doença, capaz de identificar alterações ainda em estágio inicial e aumentar significativamente as chances de cura.

Taynah enfatiza que o atendimento rápido e o encaminhamento correto podem fazer a diferença no tratamento.

“O Outubro Rosa ficou como um marco para toda mulher pensar em se cuidar, fazer o autocuidado, mas no modo geral, todo dia é dia de se cuidar, se amar. No Outubro Rosa focamos na parte da mama, em decorrência de várias doenças que tenha cometido, sejam benignas ou malignas”, destacou.

Centro de Referência, localizado na Avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 1632, bairro Aparecida (Foto: Ascom/Sesau)
Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.