O evento Amazontech 2025 é um grande encontro de inovação e sustentabilidade da Amazônia, que vai acontecer nos dias 4 a 6 de setembro na Universidade Federal de Roraima, Campus Paricarana.
O evento é uma oportunidade imperdível para vivenciar o potencial econômico e ambiental da Amazônia, conectar-se com protagonistas da inovação e impulsionar ações que farão a diferença no desenvolvimento dos negócios sustentáveis. Países como Guiana, Equador, Barbados e os estados de AM, AC, AP, MA, MT, RO, TO, além do Sebrae Nacional, estarão presentes, reforçando o caráter abrangente do encontro.
O Amazontech 2025 tem como foco o fortalecimento da bioeconomia, a adoção de tecnologias limpas, o estímulo ao empreendedorismo sustentável e a valorização dos saberes tradicionais.
Irão acontecer muitas oficinas e palestras voltadas a área de alimentação, com alguns destaques, com a presença da primeira barista indígena Celesty Suruí do povo Paiter Suruí, da região de Cacoal (RO), com 23 anos, nascida na aldeia Lapetanha. Ela me disse que começaram a trabalhar com o café quando as terras demarcadas foram entregues para o seu povo, pois já existiam roças de café, apesar de não fazer parte da sua cultura. Mas desde então trabalham com o café e já participam de campeonatos de café com o café Robusta Amazônico. Em 2022 o café da família da Celesty Suruí, ganhou o terceiro lugar na classificação final do Coffee of the Year 2022, na categoria Canéfora, da Semana Internacional de Café em Belo Horizonte-MG.
Ela irá fazer uma oficina gratuita sobre a torra do café Robusta Amazônica e com degustação , junto Poliana Perrut (CAFERON), representantes do Café Dom Bento Devson. A vinda das duas tem apoio da Embrapa, e será uma imersão no universo do café, desde o processo de torra até o potencial econômico para comunidades indígenas.
Além desta oficina, vai acontecer uma sobre a Produção de Derivados de Leite, no PROCISA do Campus Paricarana (UFRR); no Insikiran, acontecerão as seguintes palestras:
- 04/09, das 9h às 10h: Palestra sobre Criação de Tracajás como Fonte Proteica Alternativa em Comunidades Indígenas, com Jamile da Costa Araújo.
- 05/09, das 10h30 às 11h30: Palestra sobre Modelo Integrado de Produção de Pescado com Culturas Alimentares Aplicado em Comunidades Indígenas em Tocantins, com Marcela Mataveli.
O Amazontech 2025 também terá uma praça de alimentação com cardápios amazônicos que funcionará das 15:00 às 22:00 durante os três dias.
O evento é promovido pelo Sebrae/RR em parceria com Embrapa, UFRR, Faperr e os Sebrae’s da Amazônia Legal, reunirá empresas, pesquisadores, líderes comunitários, empreendedores e autoridades locais e internacionais. Numa área total de 20 mil metros quadrados com uma programação diversificada que incluirá mais de 100 atividades entre seminários, palestras magnas, oficinas práticas, rodadas de negócios, vitrines tecnológicas e espaços interativos de aprendizado e networking. O Amazontech 2025 é totalmente GRATUITO e aberto a todos os públicos, as inscrições para o evento já estão disponíveis no site oficial: https://amazontech.rr.sebrae.com.br/
RECEITA PARA O DIA DOS PAIS
Picanha na manteiga de alho
Fonte Franquia Divino Fogão
Ingredientes:
1 peça de picanha (aproximadamente 1 a 1,2 kg)
Sal grosso (ou sal fino, se preferir menos intenso)
Pimenta-do-reino a gosto (opcional)
3 colheres de sopa de manteiga
3 a 4 dentes de alho picados ou amassados
Ramos de alecrim ou tomilho (opcional)
Modo de preparo:
Comece cortando a picanha em bifes grossos, de dois a três dedos de espessura, sempre no sentido contrário às fibras da carne. Passe um pouco de sal grosso e pimenta-do-reino, deixe descansar de cinco a dez minutos enquanto prepara a manteiga. Em uma frigideira pequena, derreta a manteiga e acrescente o alho, refogue até começar a dourar levemente. Reserve. Em uma frigideira de ferro ou fundo pesado, coloque os bifes sem óleo, com a gordura voltada para baixo primeiro, sele cada lado por dois a três minutos, ou mais se desejar ao ponto ou bem passada. Para finalizar, nos últimos segundos da selagem, regue os bifes com a manteiga de alho e as ervas. Incline levemente a frigideira e use uma colher para banhar os bifes com a manteiga quente. Retire da frigideira, deixe descansar por três minutos e sirva.