A Defesa Civil de Roraima em conjunto com diversos órgãos da administração estadual, está ampliando as ações de monitoramento nas regiões mais impactadas pelas chuvas em 2025. As áreas de maior atenção incluem o Norte, Leste e Sul do estado.
De acordo com o Boletim Hidrometeorológico da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), julho registrou o maior volume de chuvas do ano, com 336,5 milímetros, superando em 15,5 milímetros o acumulado do mês anterior.
As ações fazem parte da Operação Inverno 2025, que reúne esforços de instituições como o Corpo de Bombeiros, Secretaria de Infraestrutura (Seinf), Femarh, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater), Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), entre outras. O objetivo é prestar apoio aos municípios afetados pelas fortes chuvas.
O monitoramento é realizado com base nos boletins diários emitidos pela Femarh e nos relatórios da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), que acompanham o nível do Rio Branco em Boa Vista e Caracaraí. Com esses dados, a Defesa Civil estadual emite alertas a municípios com risco de inundações e enxurradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A colaboração das Defesas Civis municipais tem sido destacada como fundamental para o atendimento às demandas locais. As ações incluem baldeações, retirada de galhadas e troncos em pontes, corte de árvores, remoção de riscos e apoio a comunidades isoladas.
O município de Uiramutã é atualmente considerado o mais afetado, com registros de pontes e estradas danificadas. Equipes da Seinf atuam na região para recuperação das vias, enquanto a Defesa Civil estadual e municipal trabalham no processo de decretação de situação de emergência.
Municípios sob monitoramento e ações em andamento:
- Amajari: Remoção de galhadas e troncos em pontes e suporte à recuperação de estruturas.
- Cantá: Baldeações nas vicinais 9 (Região do Taboca) e 21 (Região do Baruana).
- Caroebe: Baldeações na BR-210 devido à reforma da ponte sobre o Rio Caroebe.
- São Luiz do Anauá: Retirada de galhadas e troncos em pontes de madeira.
- Uiramutã: Apoio na recuperação de estradas e atendimento a áreas isoladas, em parceria com a Defesa Civil Municipal.