CINEMA EM RORAIMA

Oficina gratuita ensina roteiro de curtas a partir de contos regionais

A oficina serรก conduzida por Jama Wapichana, roteirista, diretora, produtora executiva e pesquisadora interdisciplinar

A oficina serรก ministrada por Jama Wapichana, multiartista indรญgena wapichana, com atuaรงรฃo como roteirista, diretora, produtora e pesquisadora (Foto: Divulgaรงรฃo)
A oficina serรก ministrada por Jama Wapichana, multiartista indรญgena wapichana, com atuaรงรฃo como roteirista, diretora, produtora e pesquisadora (Foto: Divulgaรงรฃo)

A valorização das narrativas tradicionais da região ganha destaque no campo audiovisual com a realização da Oficina de Roteiros para Curtas de Contos Regionais, que acontece nesta quarta-feira, 28 de maio, no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR). O evento é gratuito e aberto a estudantes, servidores e à comunidade em geral, e será realizado das 8h às 12h, no Complexo de Artes do CBV, localizado na Avenida Glaycon de Paiva, 2496, bairro Pricumã.

A ação é uma iniciativa conjunta da Coordenação Estadual do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFRR, com o objetivo de promover a produção cinematográfica local a partir da riqueza cultural presente nos contos e saberes populares da região.

A oficina será conduzida por Jama Wapichana, multiartista indígena da etnia wapichana, reconhecida por seu trabalho como roteirista, diretora, produtora executiva e pesquisadora interdisciplinar. Jama também integra o grupo de agentes territoriais de cultura em formação pelo PNCC, trazendo ao evento uma abordagem sensível e conectada com as raízes identitárias da Amazônia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Roteiros que nascem das tradições
Com uma programação dividida em quatro etapas — introdução, teoria, prática e feedback —, os participantes terão a oportunidade de aprender os fundamentos da roteirização cinematográfica, ao mesmo tempo em que desenvolvem coletivamente roteiros de curtas-metragens baseados em contos regionais.

“A proposta é transformar o que muitas vezes está apenas na oralidade em linguagem audiovisual. É um exercício de preservação cultural e também de criação artística”, destaca Jama.

Durante a atividade prática, os participantes serão organizados em grupos e convidados a escolher um conto tradicional para transformá-lo em um roteiro, aplicando técnicas discutidas ao longo da oficina. Ao final, os roteiros serão compartilhados entre os grupos, promovendo um espaço de troca e valorização das narrativas criadas.

Inscrições abertas
Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo link:

A oficina integra uma série de ações voltadas à formação cultural e à produção audiovisual local, alinhadas à proposta do IFRR de fortalecer a expressão artística regional e fomentar o cinema independente como instrumento de identidade, resistência e inovação.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.