As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terão início na próxima segunda-feira (26) e vão até 6 de junho. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante no Portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Nesta edição, estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio serão automaticamente pré-inscritos. Eles deverão apenas acessar o sistema para confirmar seus dados e escolher o idioma da prova de língua estrangeira — inglês ou espanhol. Já os alunos do 1º e 2º ano do ensino médio, assim como os candidatos que já concluíram essa etapa, precisarão realizar a inscrição normalmente.
A taxa de inscrição é de R$ 85 para quem não tem direito à isenção. Os candidatos beneficiados pela isenção, como os estudantes da rede pública que comprovem renda familiar, também devem confirmar a inscrição para garantir a participação. O pagamento da taxa, quando necessário, deve ser efetuado até 11 de junho para que a inscrição seja validada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aplicação das provas
As provas do Enem 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro, com exceção dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, que terão as avaliações nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
No primeiro domingo de aplicação, os candidatos enfrentarão 90 questões objetivas divididas entre linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol) e ciências humanas, além da redação. No segundo domingo, serão 90 questões objetivas de matemática e ciências da natureza.
Os horários de aplicação no fuso de Brasília são:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término no 1º dia: 19h
- Término no 2º dia: 18h30
O Enem é o principal meio de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo usado para processos seletivos em universidades públicas e privadas. Além disso, a edição de 2025 retoma a função de certificação do ensino médio para maiores de 18 anos que ainda não concluíram essa etapa, conforme previsto no edital divulgado recentemente pelo Ministério da Educação.