Variedades

Papa reconhece milagre em indígena Yanomami e leva Beato Allamano à canonização

José Allamano será santificado em outubro; O anúncio ocorreu nessa segunda-feira (1º) e foi comemorado pela Diocese de Roraima

José Allamano. (Foto: Reprodução/IMC)
José Allamano. (Foto: Reprodução/IMC)

O Papa Francisco reconheceu o milagre ocorrido com o indígena Sorino Yanomami, morador do Catrimani, na Terra Indígena Yanomami, e anunciou, nessa segunda-feira (1°), a data de canonização do Beato José Allamano para 20 de outubro. O jovem indígena foi curado de um ataque de onça após “fervorosa oração” de intercessão ao fundador dos Missionários da Consolata.

O Dicastério das Causas dos Santos anunciou o reconhecimento do milagre em maio deste ano, mas a data de santificação de José Allamano não havia sido informada. Ontem, o Instituto Missões da Consolata, em Roma, comunicou o dia em uma carta encaminhada para toda a congregação.

Na Diocese de Roraima, Dom Evaristo Spengler comemorou o anúncio.

Este anúncio é, também para a nossa Igreja de Roraima, um grande júbilo. […] A cura milagrosa do indígena, no momento em que a cura tradicional e a ciência médica só poderiam aguardar sua morte, foi fruto da fervorosa oração das Missionárias da Consolata, pedindo socorro ao seu fundador.

disse o bispo de Roraima em nota divulgada nas redes sociais.

No documento, a Diocese também relembra o processo diocesano de análise do milagre: “Foi realizado em março de 2021, em Boa Vista, acompanhado pelos então padres Lúcio Nicoletto e Raimundo Vanthuy Neto, e tendo como responsável Dom Mário Antônio Silva”. O processo também contou com testemunhas e médicos, como Lúcio e Rochele Távora.

Milagre de Sorino Yanomami

Missionária da Consolata e indígena Sorino. (Foto: reprodução)

A história conta que Sorino Yanomami foi atacado na cabeça por uma onça, que perfurou sua caixa craniana, no dia 7 de fevereiro de 1996. Ao ser socorrido pelas irmãs da Consolata, que estavam em missão no Catrimani, o jovem indígena foi levado ao hospital em Boa Vista.

A data do ocorrido também marcava o primeiro dia da novena em honra ao Beato José Allamano e por isso as irmãs pediram, em oração, a intercessão do fundador para salvar a vida do jovem indígena, que sobreviveu sem sequelas. “Sorino recuperou milagrosamente a saúde em poucos meses e ainda hoje vive em sua comunidade indígena”, explica a Diocese de Roraima.

Quem era José Allamano

José Allamano era um sacerdote, ordenado no ano de 1973 e natural de Castelnuovo d’Asti, no norte da Itália. O padre exerceu vários cargos no Seminário e na formação de sacerdotes diocesanos, e em 1880 foi nomeado Reitor do Santuário da Consolata.

De acordo com o IMC, Allamano fundou o Instituto Missionário em 1901 e as Irmãs Missionárias (MC) em 1910. Até sua morte, em 16 de fevereiro de 1926, foi um “incansável educador das missões”.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.