Cotidiano

UFRR vai ofertar vagas para mestrado e doutorado em Recursos Naturais

As inscrições serão iniciadas a partir do próximo dia 13 e o interessado deve procurar o prédio do Pronat

A Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat), lançou ontem, 5, edital de processo seletivo para preenchimento de vagas dos curso de mestrado e doutorado em recursos naturais.

 As inscrições vão ocorrer a partir da próxima quarta-feira, 13, indo até o dia 24 de julho. O interessado deve procurar o prédio do Pronat, que fica próximo a guarita de entrada da UFRR. Ao todo, serão ofertadas 10 vagas para o doutorado e 15 vagas para o mestrado.

“O Pronat é um programa que já tem uns 15 anos e foi um dos primeiros em Roraima a oferecer cursos voltados para a área de recursos naturais. A seleção é geralmente anual e nós sempre lançamos o edital para a seleção de novas turmas. Ambos os cursos são abertos para pessoas de qualquer nível de formação superior, ou seja, não há nenhuma restrição, e as atividades são realizadas de maneira interdisciplinar”, destacou o coordenador do programa, professor doutor Marcos Vital.

Segundo Vital, ambos os cursos possuem ligação com as ciências naturais e a metodologia é centrada nas áreas de manejo e conservação de bacias hidrográficas. Atualmente, a equipe do programa é comporta por 17 professores, todos eles doutores, além de pesquisadores do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

“As ciências naturais tendem a juntar as várias frentes de conhecimento para resolver problemas locais. Então, esses cursos fazem a interligação das diversas áreas, como por exemplo, biologia com ciências sociais, biologia com as ciências do direito, entre outras, resolvendo assim problemas efetivo da comunidade”, destacou.

Vale ressaltar ainda que o valor de inscrição para ambos os cursos é de R$ 150,00. O mestrado tem duração de 2 anos, enquanto o de doutorado dura 4 anos, segundo informou o coordenador.  

“O curso de mestrado em recursos naturais existe na UFRR desde 2004, formando mais de 120 pessoas. Já o curso de doutorado foi implantado na instituição em 2015 e a primeira turma de formandos deve sair em 2019”, concluiu.

Confira o edital AQUI.