Para medir o compromisso de uma gestão pública com o futuro da sociedade, é preciso avaliar os investimentos que são feitos na Educação, especialmente no ensino voltado para a infância. Em Boa Vista, os números mostram o avanço educacional da rede municipal de ensino que atendeu, no ano passado, cerca de 50 mil alunos e que se prepara para receber, neste ano de 2024, aproximadamente 6 mil novos estudantes com as vagas abertas.
Garantir que todas as crianças em idade escolar estejam dentro de sala de aula significa mais do que oferecer uma educação formal de qualidade, por meio de transmissão de conhecimento, mas principalmente garantir a formação cidadã desde cedo, preparando uma nova geração para uma sociedade cada vez melhor.
Uma boa educação começa com o professor valorizado e motivado. Em 2023, a Prefeitura de Boa Vista concedeu reajuste salarial de 13% a 18% aos professores. E deu posse a 1.028 novos profissionais, entre professores, assistentes de alunos e cuidadores. Foram 1.870 servidores empossados na Educação desde 2021, revelando o esforço de manter um corpo educacional que atenda todas as demandas.
Para possibilitar melhores condições de trabalho e mais qualidade de vida aos profissionais, os cuidadores foram beneficiados com a implantação de 30 horas de serviço. O investimento profissional nos educadores pode ser traduzido em números: 248 professores receberam o Prêmio Meritocracia 2023, 15 escolas municipais foram reconhecidas em cinco categorias do Prêmio Gestão, e outras duas unidades receberam o Prêmio Escola Destaque.
A melhoria na estrutura física da rede municipal de ensino é outra característica da atual gestão, que implantou o 6º ano letivo, ampliando ainda mais o leque de atendimento. Foram entregues 10 creches na capital e, atualmente, unidades escolares na área urbana e rural estão com obras em andamento: escolas Airton Dias, Senador Darcy Ribeiro, Delacir de Melo Lima, Waldinete de Carvalho, Francisca Lemos, James Macelaro, Vila Jardim, Áurea de Holanda, escola-piloto para o 6º ano (no bairro 5 de Outubro). Duas creches foram construídas no bairro Equatorial. A prefeitura também iniciou a construção da escola de campo José Davi, no Projeto de Assentamento Nova Amazônia.
A educação na zona rural e nas comunidades indígenas recebe toda atenção necessária. Foram construídas 14 quadras poliesportivas com estrutura moderna. Em 2023, foram entregues a quadra poliesportiva na Escola Municipal Leila Maria da Silveira, na região do Murupu, e quadra poliesportiva, muro e revitalização da Escola Indígena Francisca Gomes.
Quem não tem condições de chegar até a escola, por morar em localidades distantes ou em áreas de difícil acesso, é beneficiado com transporte escolar, serviço este que atende 2.210 crianças da rede municipal, principalmente quem mora na zona rural e comunidades indígenas, permitindo a todos acesso a uma educação de qualidade.
Estudantes que precisam de atenção especial são prioridade para a gestão. A capital ganhou um Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista. Até aqui, 2.357 crianças recebem o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que é um serviço da educação que visa possibilitar o acesso ao currículo pelo atendimento a necessidades educacionais específicas dos alunos com alguma deficiência, transtorno do espectro autista (TEA), altas habilidades ou superdotação.
Outro avanço foi a entrega do equipamento TIX Letramento nas nove salas multifuncionais, que é uma plataforma inédita para inclusão escolar de alunos com deficiência. Ele é voltado para alunos com deficiências físicas, motoras ou cognitivas, além de transtornos. O TIX Letramento empodera e garante autonomia, independência e privacidade ao ampliar a comunicação, a criatividade e desenvolver competências e habilidades de leitura, de produção de textos e de cálculos matemáticos.
A Prefeitura de Boa Vista implantou mais nove Salas de Recursos Multifuncionais, que passaram de 62, em 2022, para 71 salas no ano de 2023. Essas salas dispõem de equipamentos, móveis e materiais didáticos e pedagógicos voltados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), promovendo condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência e transtornos matriculados na rede municipal de ensino.
A educação inclusiva é complementada com o projeto Bem-Te-Vi, que oferece mapeamento oftalmológico aos alunos e ainda entrega os óculos, caso necessário. Foram 40.442 crianças que passaram pela triagem, das quais 3.113 encaminhadas para consultas e 2.210 mil crianças já receberam os óculos.
Matrícula On-line
O respeito não é só dentro de sala de aula, começa na hora de os pais matricularem seus filhos, sem precisar enfrentar longas e demoradas filas nem acampar na frente das escolas. Para isso foi implantado o aplicativo Matrícula On-line, que permite que as matrículas possam ser feitas por meio de um celular com internet ou de qualquer computador no conforto de casa ou onde a pessoa estiver.
É assim que a Prefeitura de Boa Vista tem promovido uma verdadeira revolução educacional nos últimos anos, que não exclui ninguém e respeita as diferenças, apostando na formação e valorização dos profissionais da educação, garantindo estrutura física adequada, merenda de qualidade e todo o suporte necessário para a formação de cidadãos plenos, desde cedo, para o bem coletivo e por uma sociedade melhor preparada.