Cotidiano

Pacientes reclamam de atraso na emissão de TFD

Segundo um paciente, as passagens de volta não foram liberadas e que outros pacientes passam pela mesma situação

Um paciente beneficiado pelo programa Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), denunciou que ainda não pôde retornar para Boa Vista após ter sido liberado há uma semana do tratamento médico que realizou no Hospital Sarah Kubitschek de Salvador BA
Segundo ele, as passagens de volta não foram liberadas e que outros pacientes passam atualmente pela mesma situação. Ele recebeu alta desde terça-feira passada e o auxílio de custo encerra hoje.

A maior dificuldade, que para o tratamento, o paciente junto com a sua acompanhante precisou deixar os filhos menores em Boa Vista na casa de familiares.

“Estamos de alta desde terça enviamos o documento que pede a passagem de volta, mas até agora só dizem que ta suspenso, sem previsao. Nos disseram pra gente se aguentar que vão ressarcir os dias que ficarmos a mais, a sorte é que estamos no apartamento de um familiar que mora aqui, porque uma ajuda de custo de 89,50 pra comer e hospedar tem que fazer milagre” relatou.

O Outro lado

A Secretaria Estadual de Saúde esclareceuque está regularizando a emissão de passagens para os pacientes em TFD (Tratamento Fora de Domicílio), priorizando aqueles que já receberam alta e retornarão ao Estado.

Segundo eles, os repasses junto à prestadora do serviço de emissão das passagens será regularizado até amanhã (11), e em seguida os bilhetes serão emitidos, conforme disponibilidade de vagas nas companhias aéreas.

A Sesau informou  ainda que quando o paciente retorna de viagem, a Sesau confere a quantidade de dias e se houver necessidade, é feito o ressarcimento de ajuda de custo referente aos dias excedentes. 

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.