Economizando

3 MANEIRAS INTELIGENTES DE UTILIZAR O 13 SALARIO 12820

3 MANEIRAS INTELIGENTES DE UTILIZAR O 13° SALÁRIO

Final de ano chegando e muitas pessoas já esperam pelo 13º salário para as confraternizações e festas desta época do ano. Mas, dependendo da sua realidade financeira, existem algumas maneiras de utilizar esse dinheiro. Hoje trago para você 3 maneiras de utilizar o 13º salário de acordo com a sua realidade financeira.

1 – Pague suas dívidas

Se você estiver endividado o ideal é que use esse 13° para quitar essas dívidas. Veja bem, nessa época do ano os gastos acabam por extrapolar o orçamento por conta das confraternizações, se você já possui um orçamento apertado e ainda possui dívidas, use esse dinheiro para desafogar esse orçamento. Comece pelas dívidas que estão relacionadas a serviços essenciais no seu dia a dia e podem sofrer algum tipo de suspensão como água e energia. Depois verifique as dívidas que possuem juros maiores e tente fazer um abatimento. É importante frisar que cada pessoa possui uma realidade financeira diferente, por isso, analise suas próprias dívidas, e utilize o valor do 13° da melhor maneira possível para você.

2 – Guarde para os compromissos futuros

Uma maneira inteligente de utilizar o 13° salário é guardar o valor para os compromissos futuros, assim como no final de ano, o início de ano também trás muitos gastos, por isso é importante se planejar para evitar iniciar o ano com problemas financeiros. Se o seu orçamento está apertado, mas, sem dívidas, o 13º é uma ótima chance de continuar sem dívidas. Usando esse dinheiro para as despesas extras de início de ano você consegue manter seu orçamento, e o mais importante sem contrair dívidas.

3 – Reserva de emergência

Se você é uma pessoa organizada e já está com o planejamento pronto tanto paras despesas extras de fim e início de ano, utilize seu 13º salário para iniciar a sua reserva de emergência ou aumentá-la. Já falamos sobre a importância da reserva de emergência aqui várias vezes, e com a pandemia mais uma vez aprendemos a importância de ter uma reserva financeira, pois sempre aparecerem imprevistos e crises.