Cotidiano

Alunos apresentam pesquisa sobre tambaqui

Trabalho identifica motivo do gosto de barro apresentado por tambaqui de cativeiro e ajuda a melhorar a qualidade do alimento

A Escola Estadual Maria das Dores Brasil, localizada no bairro 13 de Setembro, Zona Sul, irá participar pela primeira vez da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que está na sua 29ª edição. Dois alunos do 3º ano do ensino médio, mais um professor da escola, que é coorientador do projeto selecionado para apresentação no evento, irão para Novo Hamburgo (RS), no fim do mês, representar Roraima.
O projeto do grupo se chama “Avaliação da geosmina por meio da percepção sensorial no cultivo de tambaqui das regiões de savana dos municípios de Cantá, Alto Alegre e Bonfim”. Consiste numa pesquisa que visa orientar no manejo correto aos criadores da espécie do peixe para que ele não fique com gosto ruim na hora de consumi-lo. Isso ocorre por conta de uma substância de nome geosmina, que é causada pela bactéria chamada Streptomyces coelicolor, adquirida dentro dos tanques de criação.
O professor e coorientador do projeto, Marcos Antonio Lima, explicou que os estudantes tiveram a ideia porque um dia estavam em um restaurante e pediram um tambaqui. Quando experimentaram, sentiram gosto de barro, por isso tiveram a curiosidade de pesquisar para saber por que o peixe tinha esse gosto. Então procuraram a Coordenação de Projetos da escola e, a partir dessa fase, a professora de Biologia e orientadora Eliane Furtado começou a assessorá-los com a elaboração do projeto e os encaminhou posteriormente ao coorientador.
Os alunos Miguel Medeiros e Jordenicy dos Anjos, além do professor Marcos Lima foram a algumas comunidades que criavam tambaquis em tanques e constataram que os criadores manuseavam de modo inadequado as espécimes. Após vários meses de estudos, iniciaram alguns testes e um deles baseava-se na degustação de um pedaço de filé do tambaqui, colocado em um recipiente de plástico e isolado com filme. Após o cozimento da amostra, os alunos rasgavam o papel, sentiam o cheiro e depois experimentavam o peixe.
O professor explicou que, constatada a causa, o objetivo é sensibilizar o produtor do manejo adequado do peixe dentro do criadouro, não deixando haver super população e, desta formam, evitando a proliferação de dejetos que não seriam absolvidos, ocasionando a geosmina. Esse problema baixa a qualidade do pescado, fazendo com que diminua a compra desse tipo de alimento.
Miguel e Jordenicy disseram que estão ansiosos para o evento e que têm boas expectativas de até ganhar o prêmio de primeiro lugar, que é uma viajem ao Japão, para participar da Feira Mundial no próximo ano. “Nosso objetivo também é expandir o projeto e, quem sabe, até desenvolver outros. Esse pode ser o pontapé inicial para nossa prática de pesquisa”, frisou Miguel.
MOSTRATEC – A Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia ocorre todos os anos na cidade de Novo Hamburgo e desde 1994 tomou característica internacional. Participam vários países, principalmente da América do Sul.
Este ano serão expostos 370 projetos de estudantes do ensino médio e profissional técnico de todo o país. A finalidade do evento é promover a integração das instituições de ensino e a pesquisa, facilitando a inovação e divulgação de tecnologias. A Mostratec acontecerá de 28 a 31 de outubro com apoio de diversas instituições e empresas. (T.C)