Cotidiano

Telefonia continua sendo o principal alvo de reclamações de consumidores

Serviços bancários, cartão de crédito, serviços de internet e de fornecimento de energia também aparecem na lista do Procon Boa Vista

O Procon Boa Vista, por meio da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, divulgou o Boletim Sindec 2014, que reúne informações sobre as demandas dos consumidores apresentadas pelos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) em todo país.
Os atendimentos registrados pelo Procon Boa Vista foram computados a partir de 26 de setembro do ano passado, período em que foi integrado ao sistema nacional. De acordo com o boletim, o serviço de telefonia celular está em primeiro lugar no ranking de demandas dos consumidores boa-vistenses, chegando a 47 atendimentos, desde simples consultas até reclamações, dados estes computados entre setembro e dezembro de 2014.
Além da telefonia celular e fixa, outros assuntos mais demandados de 2014 pelo Procon local estão os assuntos financeiros (empréstimos consignados) e bancários, serviços relacionados a aparelhos celulares, problemas com cartão de crédito, fornecimento de serviços de internet, reclamações relacionadas a produtos (eletrodomésticos linha branca e importados), assim como os serviços de fornecimento de energia elétrica, etc.
“O Procon Boa Vista representa o Estado de Roraima no Sindec e é o segundo Procon Municipal brasileiro aceito para assinar o convênio de implantação diretamente com o Ministério da Justiça, recebendo o sistema antes mesmo do estado”, disse a coordenadora executiva do Procon Boa Vista, Sabrina Tricot.
BRASIL Durante todo o ano de 2014, foram realizados 2.490.769 atendimentos pelos Procons integrados ao Sindec, sendo que 62,7% foram reclamações e denúncias, os outros 37,3% são consultas e orientações prestadas aos consumidores.
O Boletim apresenta, entre outras informações, uma breve análise sobre os assuntos mais demandados em âmbito nacional, estadual e municipal e, ainda, o ranking com as empresas mais demandadas em cada estado. Nessa edição também é possível verificar a comparação entre o volume de atendimento e o respectivo índice de solução entre empresas de um mesmo setor econômico.
SINDEC O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor é um sistema informatizado que integra o atendimento realizado por Procons de 26 estados, do Distrito Federal e de 336 municípios. Como vários destes Procons contam com mais de uma unidade, o sistema abrange 641 unidades espalhadas por 440 cidades brasileiras.
Confira o Boletim Sindec 2014 por meio do link:http://www.boavista.rr.gov.br/boletim-sindec-2014-geral
Fonte: Secom/PMBV