COFFEE PUB

Empreendedorismo cultural local é debatido por superintendente da FETEC

Ariane Feitoza também discutiu a Lei Paulo Gustavo e importância de artistas e controle de carreira

Ariane Feitoza, atriz e superintendente da FETC, e Marleide Cavalcante, jornalista e host do Podcast. (Foto: divulgação)
Ariane Feitoza, atriz e superintendente da FETC, e Marleide Cavalcante, jornalista e host do Podcast. (Foto: divulgação)

O empreendedorismo cultural em Boa Vista e a Lei Paulo Gustavo foram temas de conversa na última edição do Podcast Coffee Pub. O assunto foi debatido junto à atriz e superintendente de Cultura da FETEC (Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista), Ariane Feitoza.

A Lei Paulo Gustavo é uma legislação federal de incentivo à cultura devido às consequências da pandemia de Covid-19. Inicialmente, a política era voltada para o audiovisual, mas abrange diversas áreas do setor cultural brasileiro. Por isso, Ariane também destacou a sensibilidade da Lei de abraçar diferentes setores culturais na região amazônica durante o episódio.

Dificuldade dos artistas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ao abordar as dificuldades enfrentadas pelos artistas, Ariane sublinhou a importância do empreendedorismo na carreira artística. Ela enfatizou que os artistas devem compreender sua arte como um produto e adotar uma mentalidade empreendedora para enfrentar desafios como a elaboração de projetos.

“É muito difícil para um artista ser artista e administrar a carreira como um todo, por isso muitos buscam empresários. Eu sempre falo para quem vem conversar comigo a importância de administrar. Eu também sou artista há muito tempo e eu tenho a sensibilidade de estar em cima de um palco, mas também tenho a sensibilidade de entender que a minha arte é um produto, que eu preciso comercializar ela. A partir do momento que eu comercializo, eu me informo, me qualifico e estudo e é dentro dessa capacidade empreendedora onde existe a virada de chave para tudo”,

orienta Ariane.

A experiência de Ariane, tanto como artista quanto como gestora cultural, foi compartilhada durante o episódio, que ofereceu insights sobre a importância de cadastro, além de explorar a arte como um produto empreendedor.

O episódio do Coffee Pub está disponível no canal podcast coffee pub, no YouTube. Mais informações são divulgadas no Instagram @podcastcoffeepub.