Polícia

Vendedor é morto a tiros no garimpo

Homicídio aconteceu na segunda-feira, mas somente na tarde do dia seguinte o corpo chegou ao IML

O autônomo Elivanio Linhares de Mesquita, de 45 anos, foi morto a tiros numa região de garimpo que fica no território do Município de Mucajaí, região Centro-Oeste do Estado, na segunda-feira passada, dia 2. O crime teria sido motivado por uma discussão que a vítima teve com o assassino.

Como a região é de difícil acesso, o Instituto de Medicina Legal (IML) foi acionado para atender a ocorrência e chegou a realizar a viagem para fazer a remoção do cadáver, mas teve que desistir no caminho devido às condições da estrada. Diante das dificuldades, somente no fim da tarde da terça-feira, dia 3, já em estado de decomposição, o corpo chegou à Boa Vista, enrolado numa lona preta.

Na manhã de ontem, dia 4, a reportagem da Folha conversou com o cunhado de Elivanio, mas ele explicou que poucas informações chegaram ao conhecimento da família, tendo em vista que o único meio de comunicação é o rádio, que neste período chuvoso dá muitas interferências.

Mesmo assim, o cunhado contou que segundo testemunhas Elivanio ficou incomodado com um homem que estava alterado e atirava para cima e foi tomar satisfação, momento em que o indivíduo apontou contra ele e atirou pelo menos três vezes. Segundo a cópia do laudo do IML, entregue à família, os três tiros acertaram a região do tórax e um dos braços.

Apesar de estar no garimpo, a função da vítima não era de garimpar, mas de abastecer o local com gêneros alimentícios, como vendedor autônomo. Ele fazia o transporte e negociação de perecíveis e não-perecíveis.

A Polícia Civil deve abrir inquérito para investigar as causas do crime e descobrir a autoria. Até o fim da tarde de ontem, nenhum suspeito tinha sido preso. O corpo foi liberado pelo IML, após exame cadavérico, ainda na manhã de ontem, para realização de funeral e sepultamento. (J.B)