Cotidiano

Varejo roraimense apresenta o segundo menor crescimento do país

Em março de 2017, o volume de vendas do comércio varejista roraimense recuou 1,0% na comparação com o mês imediatamente anterior

Em março de 2017, o volume de vendas do comércio varejista roraimense recuou 1,0% na comparação com o mês anterior e 9,5% em relação ao mesmo período de 2016, sendo este o terceiro menor crescimento da região norte, inferior apenas aos resultados dos estados do Acre (-2,5%) e Amapá (-1,7%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Os melhores resultados da região ficaram por conta do Tocantins (15,1%) e Rondônia (1,6%). Acompanhando essa tendência, a receita nominal registrou queda de 1,5% em relação ao mês de fevereiro. Assim, o comércio varejista acumulou redução de 11,2% nos três primeiros meses de 2017, registrando o segundo menor crescimento do País nesse período, atrás apenas do Espírito Santo (-13,6%).

No comércio varejista ampliado, que agrega também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas apresentou redução de 3% em relação a março de 2016 e de 3,5% no primeiro trimestre de 2017. A receita nominal também apresentou resultados negativos em relação ao mesmo período de 2016 (-1,7%) e no acumulado dos três primeiros meses (-1,3%).

A Pesquisa Mensal de Comércio – PMC tem como objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural dos principais segmentos do comércio varejista, complementando, através da análise de curto prazo, o mapeamento da estrutura da atividade comercial no País, efetuado pela Pesquisa Anual de Comércio – PAC. Assim, a uma pesquisa de caráter anual e estrutural, vem se juntar outra de caráter conjuntural, imprescindível para o estudo das variações cíclicas do comércio varejista e para o acompanhamento do consumo no País.