Cotidiano

Univirr tem 6,6 mil vagas em cursos de extensão na Capital e no interior

Instituição também implantará mais de 12 cursos de graduação e pós-graduação na maioria dos municípios

Muitos ramos do mercado exigem profissionais qualificados, o que faz dos cursos de graduação e extensão um grande diferencial no currículo. Nos 15 municípios de Roraima, os moradores têm a oportunidade de se qualificar através da Universidade Virtual de Roraima (Univirr) gratuitamente. Durante todo o ano de 2017, a instituição vai ofertar mais de 6,6 mil vagas de cursos de extensão e implantar mais de 12 de graduação e pós-graduação, inclusive para comunidades indígenas e ribeirinhas.

A modalidade utilizada pela Univirr é a de Educação a Distancia (EAD). A instituição atua como mediadora de infraestrutura física, logística e tecnológica, com tutores presenciais e online para atendimento aos alunos. 

Já os cursos são ofertados pelas parcerias firmadas com instituições públicas de ensino superior, além do Ministério da Educação (MEC), tais como: Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além dos institutos Federais de Educação, Ciência de Roraima (IFRR) e do Amazonas (Ifam).

A amplitude de cursos no Estado se deu em função da demanda de comunidades mais afastadas, como explicou o vice-reitor da Univirr, José Gomes. “Eram muitos pedidos e essa era uma reivindicação antiga de localidades mais afastas. Depois de planejamento, formatamos os cursos e vamos conseguir atender em 2017. Vamos instalar polos na comunidade indígena do Truaru e Santa Maria do Boiaçu, no Baixo Rio Branco [Rorainópolis, Sul do Estado], além de mais um polo na Capital”, informou.

Em cada um desses polos é montada uma estrutura com laboratório de informática. “Cada município detém uma estrutura dessas. Em algumas cidades, as aulas acontecem em escolas cedidas pelo Estado. Em outros, montamos uma sede própria, como é o caso de Caracaraí”, disse Gomes.

Para Aírton Lima, pró-reitor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Tecnologia, a Univirr faz o processo inverso de muitas instituições de ensino superior. “Enquanto as universidades têm dificuldade para abrir ou manter cursos em municípios distantes, a Univirr facilita isso. Não é o estudante que vem até o curso. Nós levamos tudo até ele e isso favorece ainda mais a parceria com outras instituições, por conta do alcance que atingimos”, disse.

De acordo com Lima, os cursos de extensão são muito procurados, principalmente por conta da curta duração. “Certificamos mais de 1,7 mil pessoas no ano passado. Em 2017, nosso intuito é aumentar este número levando em consideração as novidades. Além dos cursos já tradicionais, como informática, libras, inglês e espanhol, vamos ofertar informática básica só para mulheres e para a terceira idade, entre outros”.

LICENCIATURA – Já os cursos de graduação e pós-graduação da Univirr são mais focados para licenciatura, como explicou a pró-reitora de Ensino, Simone Refkalefsky. “A nossa base é a licenciatura, porque temos a ideia de preparar nossos professores para o mercado de trabalho. Claro que também temos cursos de bacharelado, como é o caso das duas turmas de Administração que temos. Atualmente, estamos na produção de editais, mas já podemos informar que mais de 12 cursos novos serão implantados, incluindo de pós-graduação, na maioria dos municípios”, informou.

Depois de finalizados, os editais são publicados no site da Univirr (www.univirr.edu.br), mas os interessados devem realizar as inscrições e conferir outras informações nos sites e portais das unidades de ensino detentoras do curso.

Cursos de graduação e pós oferecidos em 2017  

AMAJARI: Graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias e Licenciatura em Educação Física, ofertados pela Ufam.

BONFIM: Pós-graduação em Especialização em Gestão Pública e Especialidade em Informática na Educação, ofertados pelo Ifam.

BOA VISTA: Pós-graduação em Especialização em Docência na Educação Física, Docência em Língua Espanhola, em Métodos e Técnicas de Ensino, em Educação Profissional e Tecnológica, em História, Cultura Africana e Afro-Brasileira e em Educação Musical, ofertados pelo IFRR; e graduação em Licenciatura em Física, Licenciatura em Pedagogia, ofertados pelo Ifam, e Licenciatura em Letras Hispânicas, ofertado pelo IFRR.

CANTÁ: Graduação em Licenciatura em Pedagogia, ofertado pelo Ifam; e pós-graduação em Educação do Campo e Filosofia da Educação, ofertados pelo Ifam.

IRACEMA: Pós-graduação em Gestão em Saúde e Informática na Educação, ofertados pelo Ifam.

CARACARAÍ: Pós-graduação em Métodos e Técnicas de Ensino, ofertado pelo IFRR, Filosofia da Educação, Gestão em Saúde, Gestão em Gestão Pública, ofertados pelo Ifam; e graduação em Licenciatura em Educação Física e Ciências Biológicas, ofertados pelo IFRR.

MUCAJAÍ: Graduação em Licenciatura em Pedagogia e pós-graduação em Informática na Educação, ofertados pelo Ifam.

PACARAIMA: Pós-graduação em Docência da Educação Física, Docência da Língua Espanhola, Métodos e Técnicas de Ensino, ofertados pelo IFRR.

RORAINÓPOLIS: Pós-graduação em Docência da Educação Física, Docência da Língua Espanhola, Métodos e Técnicas de Ensino, e graduação em Licenciatura em Letras/Literatura Hispânica, ofertados pelo IFRR.

SÃO JOÃO DA BALIZA: Pós-graduação em Métodos e Técnicas de Ensino, ofertado pelo IFRR.

Univirr ofertará curso técnico de nível médio em Agronegócio

A Univirr anunciou mais uma novidade para 2017: em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a instituição vai ofertar curso técnico de nível médio em Agronegócio em Boa Vista e mais seis municípios, ainda não divulgados. As inscrições vão até segunda-feira, 13, no site www.univirr.edu.br.

De acordo com o vice-reitor da Univirr, José Gomes, o curso foi lançado no ano passado. “Começamos com uma experiência e foi bem-sucedida e aceita. A procura foi tão significativa que ampliamos para outras cidades. Agronegócio é a matriz econômica do nosso Estado, por isso estamos preparando esses profissionais desde o início. Alguns já estão no mercado e outros serão inseridos aos poucos, após qualificados”, enfatizou.
Este é o primeiro curso técnico de nível médio na modalidade EAD oferecido pelo Senar, através de polos de apoio presencial, como é o caso da Univirr. A carga horária é de 1.230 horas no total, com quatro semestres de duração e completamente gratuito.