Cotidiano

Unidades do interior atendidas pela Univirr estão desativadas por falta de pagamento

Os alunos que estudam pela plataforma de ensino à distância da Universidade Virtual de Roraima (Univirr) estão sem o acesso à transmissão via satélite. A informação foi repassada à Folha por um grupo de acadêmicos que acessa a plataforma no interior do Estado. Eles relataram que o problema é ocasionado pelo não pagamento do valor contratado pelo Governo do Estado com a empresa Vat S/A, responsável pela transmissão do sinal.

De acordo com a acadêmica Franciene Roque, que estuda no polo do Município do Cantá, a preocupação dos alunos é que as aulas estão previstas para iniciarem no próximo dia 25 deste mês e, caso o problema não seja resolvido, ocorrerá prejuízo para os alunos que utilizam este serviço. “Está prevista a aula inaugural da Licenciatura em Matemática para a próxima semana e esperamos que até lá esta situação tenha sido resolvida. Essa suspensão nos traz preocupação, e caso não seja solucionado teremos inúmeros problemas na reposição de aulas, uma vez que todo o curso é à distância”, comentou.

VAT – Em contato com um dos responsáveis pela Vat S/A, sediada em Manaus, foi confirmado a suspensão da transmissão via satélite e que a empresa aguarda o pagamento por parte do Governo do Estado para que o sistema seja restabelecido nos 14 municípios.

GOVERNO – A Secretaria Estadual de Comunicação informou, através de nota, que, em razão da situação financeira do Estado, que teve as contas bloqueadas, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) priorizou o pagamento dos servidores públicos estaduais e está reprogramando o pagamento de todas as outras despesas. “Tão logo haja disponibilidade financeira, serão repassados os recursos referentes a esse serviço”, afirmou.

CONTRATO – O processo nº 17202.00111/2015 entre a Fundação Universidade Virtual de Roraima (Univirr) e a empresa VAT Tecnologia da Informação S/A, com sede em Manaus, tem a finalidade de prestar serviços técnicos em sistema de transmissão de sinais de telecomunicações (dados, voz e imagem) para integração e suporte técnico avançado de IPTV, no valor anual de R$ 1.552.260,00. (R.G)