Cotidiano

Uerr promove palestras sobre espectro do autismo

Confira a programação

Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em dois de abril, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Estadual de Roraima realizará uma séria de palestras nas escolas de Boa Vista.

Nesta terça-feira (27), às 9 horas, alunos, técnicos, professores do Instituto Federal de Roraima (IFRR), e comunidade em geral, participam da palestra “Transtorno do espectro autista numa perspectiva neurobiológica e psicopedagógica”, que será ministrada pela psicopedagoga Jussara Barbosa da Silveira, que também é diretora do NAI.

A palestra levará, além de informações sobre o autismo, formas de detecção para que se encaminhe o indivíduo para a estimulação precoce, que é um tratamento realizado na rede pública ou privada de saúde. “Quanto mais cedo for encaminhado, melhor será seu desempenho, evolução e adaptabilidade à vida adulta”, afirmou Jussara.

Segundo a psicopedagoga, a cada 68 crianças que nascem, uma apresenta espectro do autismo, com dificuldades de interação social, de comunicação, comportamento repetitivo e interesses restritos, podendo também apresentar sensibilidades sensoriais. Diz ainda que 70% dos autistas apresentam deficiência intelectual, 20% são sintomas leves e apenas 10% apresentam excelentes habilidades intelectuais.

Na quarta-feira (28) a palestra será às 10 horas, na Escola Raimundo Carlos Rodrigues, no Tancredo Neves. No dia dois de abril, às 18h30, será a vez da Escola Arco-Íris. No dia seguinte, às 18 horas, será a Escola Carlos Drummond, e dia cinco, às 18h30, a Escola Luiz Canará.

#uerr