Cotidiano

UFRR faz parceria para criar mestrado em contabilidade

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Roraima (CRC-RR) firmou parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e outras instituições para fortalecer o setor contábil de Roraima e oferecer cursos de especialização e mestrado profissional em contabilidade. 

Atualmente, o Estado não possui nenhum curso de mestrado na área de contabilidade. Segundo a diretora do Centro de Ciências Administrativas e Econômicas (Cadecon) da UFRR, Ana Zuleide Barroso, é fundamental a implantação desse curso, buscando suprir uma carência na formação e no mercado de trabalho do profissional contábil. “Há algum tempo, fomos procurados pelo CRC para oferecer um curso de mestrado profissional, porém, não temos corpo docente para mestrado próprio devido à falta de doutores nessa área em Roraima”, explicou.

O Cadecon entrou em contato com o professor de contabilidade Ademar de Araújo Santos, da UFPE, para discutir a questão da carência na área e para ajudar a montar o projeto de implantação do curso. O professor, que recém chegou a Boa Vista, está empolgado com a elaboração do projeto. “Creio que a Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] vai perceber a necessidade que temos e aprovar de imediato o projeto”, disse.

O projeto de criação do novo curso será em breve encaminhado para a Capes, agência pública de pesquisa do Brasil vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que atua na consolidação da pós-graduação (mestrado e doutorado) em todos os estados do País. Se aprovado, a expectativa é que até o início de 2017 a universidade comece a oferecer o curso. O Instituto Federal de Roraima (IFRR) e a Faculdade Estácio também serão parceiros do projeto.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRC-RR, José dos Santos Dias, a iniciativa vai fortalecer o setor contábil, beneficiando não só os profissionais da área, mas também o setor empresarial. “O conselho se torna um órgão financiador desse projeto porque nós temos interesse em qualificar profissionais para promover o setor da contabilidade em Roraima”, frisou ao complementar que uma parte das vagas será destinada à comunidade em geral e outra, a quem é registrado no conselho.

Segundo ele, no segundo semestre deste ano serão criados cursos de especialização em contabilidade voltados para controladoria governamental e controladoria empresarial. (N.N)