Polícia

Três mortos e dois feridos à bala no fim de semana violento em BV

Moradores de Boa Vista viveram momentos de terror neste final de semana. Foram registradas três mortes por arma de fogo, duas tentativas de homicídio e uma pessoa foi encontrada morta a facadas e tiros no Anel Viário, sentido Pacaraima. Todas as vítimas eram jovens com idades entre 18 e 21 anos.

Nas primeiras horas de sábado, 19, às 7h40 da manhã foi encontrado, no Anel Viário, o corpo de Wilkinson Cavalcante da Silva Souza, 20 anos, amordaçado, com as mãos e pés amarrados. A vítima estava de bruços e o corpo tinha marcas de tiros e perfurações de faca nas costas.

A Polícia Militar (PM) e agentes da Delegacia Geral de Homicídios (DGH) estiveram no local para dar início às investigações. A suspeita é que a morte tenha relação com o tráfico de drogas e a disputa entre facções criminosas, porém Wilkinson Cavalcante, conforme apurado pela reportagem não possuía passagens pelo Sistema Prisional. A polícia ainda investiga as motivações e até o fechamento desta reportagem ninguém havida sido preso ou identificado.

Às 11h40, no cruzamento das ruas Vereador Manoel Joaquim com José Alber Sampaio, o jovem Kaison Oliveira Silva, 21, foi executado com pelo menos três tiros. Ele estava acompanhado do amigo, M.A.R. de 18 anos, que também ficou ferido, mas sobreviveu aos disparos. O sobrevivente foi encaminhado ao Pronto Socorro Francisco Elesbão no Hospital Geral de Roraima (HGR), onde permanece internado em estado grave, segundo apurado pela reportagem.

Kaison chegou a ser socorrido por paramédicos do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), no entanto morreu antes de ser levado ao Hospital em consequência dos graves ferimentos. Segundo testemunhas Kaison e o amigo estavam em uma motocicleta e os suspeitos de serem os autores dos disparos também chegaram de moto, atiraram e fugiram.

A Polícia Militar fez rondas pelas proximidades, mas não localizou os suspeitos. Kaison Oliveira já tinha passagens pelo sistema prisional pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico. O levantamento da ficha criminal da vítima indica que ele foi preso pela primeira vez em 2015 e posto em liberdade no mesmo ano. Voltou ao Sistema Prisional ano passado, mas estava em liberdade desde o dia 10 de agosto de 2017.

O amigo de Oliveira, M.A.R. de 18 anos, que sobreviveu aos disparos já passou pelo Centro Socioeducativo de Roraima, porém não foi possível saber qual o delito que ele praticou quando menor de idade.

Também no final de semana violento, foi assassinado na tarde de sábado, 19, Thalyson Guerreiro Hermínio dos Santos, 21. Ele foi morto a tiros. O crime ocorreu nas proximidades de um posto de combustível na avenida Princesa Isabel, bairro Santa Tereza. A ocorrência foi registrada por volta das 17h30. Guerreiro já possuía passagens pelo Sistema Prisional em Roraima por tráfico de drogas.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas a vítima parou de respirar antes que os primeiros socorros fossem iniciados. O caso ocorreu 6 horas após desconhecidos dispararem contra Kaison e M.A.R., no bairro Pintolândia.

A dupla, suspeita dos ataques, segundo testemunhas seguiu o mesmo método dos crimes anteriores [estavam de motocicleta e fugiram do local logo após os assassinatos]. A polícia informou ainda que populares disseram que um dos atiradores, o que estava na garupa da motocicleta, desceu e efetuou o disparo à queima roupa.

INVESTIGAÇÃO – A reportagem apurou que os crimes possuem características de execução e teria relação com a briga entre facções criminosas e a disputa pelo território de atuação do tráfico de drogas.

Em relação às ocorrências registradas no fim de semana, a PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DGH (Delegacia Geral de Homicídios), informou que investiga os casos de homicídios e tentativas de homicídios ocorridos neste sábado, 19, e domingo, 20. “Detalhes dos casos não podem ainda ser informados, para não atrapalhar as investigações”, informou em nota a polícia.