Entretenimento

Títulos ficam entre Capital e interior

Das três vencedoras, duas são da Capital e uma de Mucajaí

O XXVIII Festival de Bandas e Fanfarras na Escola revelou um misto de beleza e música. Durante duas noites (sexta e sábado) no Roraima Garden Shopping, escolas da Capital e do interior do Estado disputaram os títulos com belas apresentações. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Desporto.

Os títulos ficaram entre as escolas estaduais Dom José Nepote, Padre José Monticone (Mucajaí) e Monteiro Lobato.

“Esse projeto foi resgatado em 2015, no início de nossa gestão. O Festival foi um sucesso, as escolas vieram do Interior, a nossa ideia é cada vez mais fortalecer esse laço. Estamos licitando novos instrumentos para que novas escolas possam participar do projeto”, disse a governadora Suely Campos, ao apontar que a musicalização faz parte do processo ensino/aprendizagem nas escolas da rede estadual de ensino. “Dessa forma, nossos alunos ocupam o tempo saudavelmente”.

O regente Augusto de Azevedo comandou a banda de percussão da Escola Dom José Nepote. Apesar de ter apenas quatro meses, a escola conseguiu ser campeã na categoria Percussão. “É uma emoção muito grande ganhar em primeiro lugar na nossa categoria, pois nossa banda tem apenas quatro meses. Isso é o fruto de todo trabalho que desenvolvemos em conjunto com os alunos na escola. É uma emoção muito grande” destacou.

Integrante da fanfarra da Escola Dom José Nepote, Luana Patrícia, destaca que levará esse aprendizado a outras gerações. “Nossa banda tem apenas quatro meses e foi uma grande conquista chegarmos ao primeiro lugar, pois passamos por vários desafios. Sempre vou carregar esta conquista no coração”, ressaltou a aluna.

Localizada no Município de Mucajaí, 55km de Boa Vista, a Escola Padre José Monticone recebeu os troféus nas categorias Fanfarra e Melhor Regente. “Não temos como explicar uma emoção tão grande como essa. Quero agradecer a todos, principalmente aos alunos que sem o compromisso e dedicação, não teríamos chegado até aqui” disse o regente da escola, Fernando Nogueira.

A Escola Estadual Monteiro Lobato, ficou em primeiro lugar na categoria Banda Marcial. “É uma emoção tão grande que não tenho como explicar, eu sempre falo para eles que o difícil não é ganhar e sim manter, e graças a Deus esse ano conseguimos mostrar um trabalho melhor do que o ano passado”, destacou Carlos Junior, regente da banda.

O aluno da Escola Estadual Monteiro Lobato, falou da emoção de levar o título. “A emoção é muito grande. Tivemos um preparo tanto musical quanto psicológico para estarmos aqui, ensaiamos bastante. O governo está de parabéns por realizar mais uma vez o festival. Quero agradecer a todos que nos ajudaram e apoiaram”, disse Lucas Leonardo.

“É um projeto de grande expressão para a Educação do nosso Estado, tendo em vista que esses alunos treinam, fazem um enorme esforço, e esse foi um momento de grande apresentação. E de grande importância o incentivo na cultura local e o fortalecimento da Educação. Parabenizo a todas as escolas, pois só de estarem aqui já são vencedoras”, disse o secretário de Educação e Desporto, José Gomes