Cotidiano

Tepequém receberá projeto para início da construção de complexo turístico

Foram vistoriadas as localidades onde serão construídos o pórtico de entrada da Vila, o mirante para contemplação da Cachoeira do Paiva e o mirante de entrada, próximo à instância do Sesc

A região do Tepequém, no município de Amajari, a cerca de 210 quilômetros de Boa Vista, inicia um novo projeto para consolidá-la como atrativo turístico. Após a instalação de 27 placas de sinalização e a capacitação de condutores locais durante o carnaval, a governadora Suely Campos, o secretário de Infraestrutura, Gregório Almeida, arquitetos e engenheiros da Seinf (Secretaria de Infraestrutura), além de técnicos do Detur (Departamento de Turismo) fizeram uma visita técnica neste sábado, 11, para aferir os locais onde serão erguidas obras de beneficiamento.

Foram vistoriadas as localidades onde serão construídos o pórtico de entrada da Vila, o mirante para contemplação da Cachoeira do Paiva e o mirante de entrada, próximo à instância do Sesc (Serviço Social do Comércio). Também foi visitado o lugar onde será construída a ponte sobre o Igarapé do Paiva, conforme disse o diretor do Departamento de Turismo, Ricardo Peixoto.

“FO objetivo é prospectar áreas que serão comtempladas no projeto para que Tepequém possa receber obras de infraestrutura. O Ministério do Turismo já acenou favorável ao projeto. Temos até dia 31 de março para entregá-lo. Todas as ações visam a transformar Tepequém em uma instância turística. A comunidade é um dos parceiros, além do governo estadual, Ministério do Turismo, prefeitura e câmara de Amajari”, explicou.

No local, será construído o mirante do Paiva. Sobre valores do projeto e o montante de investimento a ser feito, os técnicos afirmaram que ainda estão realizando levantamento. A visita deste sábado é parte da construção do orçamento a ser destinado às obras no Tepequém. Após a entrega do projeto ao Ministério do Turismo, estima-se que até o mês de julho haja definição de valores e de recursos.

Mirante do Paiva
Será construído em um ponto extremo da cachoeira do Paiva. Permitirá que os visitantes tenham uma visão privilegiada da queda d’água do Paiva, bem como de boa parte da região. Será um dos painéis de contemplação.

Pórtico de entrada
Servirá como um ponto de controle para o acesso a Vila do Tepequém. Nele estarão juntos os órgãos ambientais e de controle. O objetivo é avaliar a capacidade de carga e o número de visitantes, além da segurança do local.

Mirante na subida da serra
Ficará próximo à instância do Sesc. O objetivo é que o visitante contemple as serras e curvas da região. Uma visão ampla e profunda do cenário Tepequém.