Cotidiano

Sindpostos-RR lança cartilha sobre política de preços ao consumidor

Ação faz parte da mobilização nacional sobre o Dia da Liberdade de Impostos

O presidente do sindicato de comércio varejista de derivados de petróleo do Estado de Roraima (Sindpostos), José Neto, vai realizar nesta quinta-feira, 24, às 9h, no posto Abel Galinha, localizado na avenida Ville Roy, o lançamento da cartilha “Se você acha que o combustível é caro, não é culpa do posto, é do imposto”, detalhando a razão sobre a elevação no preço dos combustíveis ao consumidor.

Ação faz parte da mobilização nacional sobre o “Dia da Liberdade de Impostos”, onde pretende conscientizar e esclarecer o consumidor acerca da alta carga tributária que impacta negativamente sobre o consumo em todo o país no preço final do produto.

“Vamos promover esta ação em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Roraima (CDL-RR) para esclarecer e conscientizar os consumidores sobre a tentativa do governo federal e da Petrobrás em tentar manipular a opinião pública sobre a responsabilidade pelos aumentos seguidos dos combustíveis, atribuindo aos postos esta série de elevações com impacto negativo na economia do consumidor roraimense”, destacou.

Neto adiantou que a carga de impostos sobre os combustíveis é extremamente pesada em todo o país. No caso da gasolina, os tributos estaduais e federais representam cerca de 41% do valor final da venda.

“Para agravar ainda mais esta situação, no dia 20 de julho de 2017 o governo federal dobrou o imposto Pis/Cofins, representando um aumento imediato de R$ 0,41 na gasolina. É notório que esta política de preços da Petrobrás é totalmente equivocada pelo fato da estatal adotar uma nova prática com alterações quase diárias nos preços nas refinarias. Esta somatória de julho de 2017 a março de 2018 da gasolina nas refinarias já representa um percentual de 23,31% enquanto o preço do diesel foi acrescido em 21,80%”, detalhou.

Ao destacar apenas o valor do produto sem a imensa carga tributária brasileira, a divulgação da Petrobrás, segundo Neto, induz a população a uma impressão errada sobre o real preço dos combustíveis, conforme é cobrado nas refinarias.

“Os postos representam o último elo até o combustível chegar ao consumidor final e por isso é o lado mais exposto. Dessa forma, ressaltamos que o Sindposto-RR não tem atribuição de decidir, regulamentar ou pesquisar preços. Somos, na realidade, o agente com menor poder de interferência na variação de preços e estamos ainda com a responsabilidade de pagar uma série de custos fixos de estrutura, pessoal e taxas, onde destaco como exemplo a taxa do uso do cartão de crédito e débito que representa 6% do valor do combustível pago na bomba”, informou.