EM AGOSTO
Sinal analógico de TV será desligado em Boa Vista e Cantá
Estima-se que, em 2018, mais de 55 milhões de brasileiros serão alcançados pela TV Digital
Por Folha Web
Em 04/01/2018 às 21:00
(Foto: Pesquisa por imagem)

Uma nova leva de cidades brasileiras terá o sinal analógico de TV desligado, a partir do dia 14 de agosto de 2018 e somente o sinal digital passará a valer.

São elas: Boa Vista e Cantá (Roraima); Macapá, Mazagão e Santana (Amapá); Palmas, Porto Nacional e Barrolândia (Tocantins); Porto Velho e Candeias do Jamari (Rondônia); Rio Branco, Bujari e Senador Guiomard (Acre); Cuiabá e cinco cidades do Mato Grosso; e Campo Grande com três municípios do Mato Grosso do Sul.

Somente no ano passado, 295 cidades de todo o Brasil tiveram o sinal analógico desligado, com 139 estudos de viabilidade para implantação de redes LTE e 4G aprovados pelo Gired, alcançando 2.347 municípios.

Ainda, a faixa de 700 MHz já está desocupada para canais de televisão em 3.489 cidades, sendo que, até o momento, mais de 3 mil estações foram licenciadas nesta frequência, o que deverá alcançar mais de 700 cidades brasileiras.

O Governo Federal já distribuiu gratuitamente 6,8 milhões de kits contendo conversor e antena para que a população receba o sinal digital mesmo em televisores antigos, sendo esses kits destinados a famílias de baixa renda cadastradas previamente em programas sociais. Quem ainda não recebeu seu kit, pode fazer a solicitação pelo telefone 147 ou pelo site Seja Digital.

Estima-se que, em 2018, mais de 55 milhões de brasileiros serão alcançados pela TV Digital, que fornece melhor qualidade de imagem e som, sem interferências (como chuviscos ou "fantasmas") e a possibilidade de se assistir à TV usando dispositivos móveis.

Com informações do Terra

rafa disse: Em 18/05/2018 às 12:18:22

"na minha tv digital não pega a rede bandeirante, o canal SBT e a record. porque? "

MARIO DE BRITO LIMA disse: Em 19/01/2018 às 08:55:55

"O quê! Se desligarem esse sinal analógico nós do interior vamos ficar sem nada para assistir porquê aqui só pega a TV Roraima e é analógico. E onde foram para esse 6,8 milhões de kits, que até agora não vi nenhum."