Cotidiano

Senac oferecerá cursos gratuitos

A iniciativa visa oportunizar qualificação para pessoas que não podem custear a formação

Para quem busca uma boa colocação no mercado de trabalho, a capacitação profissional continua sendo a melhor arma do trabalhador. Entretanto, adquirir essa condição nem sempre é uma tarefa fácil.

Por conta do custo, muitas pessoas deixam de se qualificar. Pensando neste público, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) criou, em 2008, o Programa Senac Gratuidade (PSG).

“O Programa tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional para pessoas cuja renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos. O interessado vem até nós, preenche um formulário e informa o número de dependentes. O Departamento Nacional do Senac seleciona aqueles que preenchem os requisitos estabelecidos em edital”, destacou a diretora do Senac Roraima, Lisiane Carnetti.

A diretora informou que em Roraima, serão abertas mais de 3 mil vagas em cursos gratuitos para a capital e interior. A previsão é que o edital seja lançado no dia 16 de fevereiro.

“Se selecionado, no ato dessa inscrição o candidato deve portar carteira de identidade, CPF e um comprovante de residência. Para esse ano, o edital prevê a abertura de 3.500 vagas, atendendo a capital e unidades do interior, que ficam nos municípios de Caracaraí, Rorainópolis e São João da Baliza”, contou.

Lisiane informou que ao preencher o formulário de inscrição do programa, o interessado poderá escolher qualquer uma das áreas assistidas. “São muitas áreas, mas a demanda maior continua sendo para gestão e comércio, seguida de beleza, saúde e informática”, frisou.

A diretora ressaltou que estrangeiros também podem participar do programa, desde que estejam legalmente no país e possuam os documentos exigidos no edital.

“Não há restrição! Qualquer pessoa pode ter acesso ao programa. Um fato que vale reforçar é que no ano passado abrimos o curso de português para estrangeiros. O edital deste ano pretende aplicar novamente para atender a demanda dessas pessoas”, complementou.

VAREJO – Outra iniciativa para este ano é o Programa Senac Varejo, para atender as demandas das empresas do segmento do comércio no estado. A previsão é que essas atividades iniciem em março.

“Diferente do Senac Gratuidade, o Senac Varejo é exclusivo para empresas dos setores de comércio e serviços, os nossos principais contribuintes, com uma programação de cursos. Nossa equipe conversa com o empresário e verifica as demandas. Feito isso, formatamos atividades para sanar as deficiências, melhorando a qualidade de atendimento para a população”, destacou.

De acordo com ela, geralmente é cobrada uma taxa para incluir os colaboradores que serão capacitados. A técnica de atendimento é mais solicitada, seguida do uso de mídias sociais para exposição de produtos e relações entre empresa e funcionário.

“O programa trabalha em várias vertentes para que o empresário sinta os resultados. Quando oferecemos os cursos, o empreendedor faz um investimento esperando por resultados positivos no futuro”, pontuou.