Cotidiano

Sem demanda, ônibus biarticulado recém-adquirido está parado em garagem

Quando voltar a circular na cidade, veículo de 30 metros de comprimento fará a rota Conjunto Cidadão-Centro

Menos de um mês após ser entregue à população, o primeiro ônibus biarticulado de Boa Vista está parado na garagem da Empresa Auto Viação Boa Vista, localizada no bairro Alvorada, na zona Oeste. O motivo é a falta de passageiros e dificuldade de acesso a algumas vias da cidade.

Questionado pela reportagem da Folha, o encarregado de tráfego da empresa, Rafael Veras, disse que nesse período de férias escolar não existe demanda suficiente para o veículo, além de o carro ter grande extensão e não ter a condição de fazer a maioria das linhas da empresa por dificuldade de acesso a algumas vias. “Nesse tempo em que os estudantes estão de férias, não tem passageiro suficiente para ele e, nas linhas com grande demanda nesse período, é impossível ele fazer a rota por conta do acesso dele a algumas ruas e avenidas pela sua grande extensão”, afirmou.

O encarregado informou à equipe da Folha que o veículo vai voltar a circular na cidade a partir de 5 de fevereiro e fará a linha Conjunto Cidadão-Centro, um percurso de melhor acesso para tráfego do ônibus. Quando entregue, foi anunciado que o veículo faria a rota Equatorial-Caçari. “Assim que as aulas começarem, ele vai voltar às ruas para atender a população, mas estamos criando uma linha específica para ele, onde será melhor para o tráfego dele, já ele que tem essa enorme extensão”, disse.

Rafael Veras concluiu dizendo que o novo veículo integra a frota de transporte coletivo da Capital, que atende mensalmente cerca de 530 mil passageiros. O ônibus possui três vagões e mede 30 metros de comprimento. Além disso, o veículo ainda conta com um moderno sistema de monitoramento por geolocalização (GPS), câmeras de segurança, poltronas acolchoadas, ar-condicionado, transmissão automática e elevador para pessoas com necessidades especiais.

“Esse carro é o mais novo da nossa frota. Ele tem uma grande capacidade de carga de passageiros e um conforto sem igual. É o melhor que temos”, frisou.

Também procurada pela Folha, a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) reafirmou que, no período de férias escolares, existe uma redução natural da quantidade de passageiros, já que a maioria das pessoas que utilizam o transporte coletivo são estudantes, e nesse período, a frota de ônibus é reduzida para 85%.

“Em todo o País a redução da quantidade de passageiros nessa época é normal e a maioria dos estados já pratica a redução na frota. Todos os ônibus com uma capacidade maior de passageiros não irão circular nesse período”, informou. Com o retorno do período escolar, a frota de ônibus na Capital retornará com 100% da capacidade.

Garantiu ainda que, desde que a Prefeitura recebeu o ônibus biarticulado em dezembro de 2017, o veículo tem circulado nos principais corredores com a rota Equatorial-Caçari, dando maior conforto e agilidade aos passageiros.

A Emhur informou também que, caso a população identifique que uma linha não esteja atendendo o fluxo de passageiros, é só entrar em contato com a Emhur ou pelo telefone 156 e informar qual é a linha. Se o problema for constatado pelos fiscais, o número de ônibus aumentará na referida linha.

Com relação à compra do veículo, essa é uma decisão da empresa de ônibus. Sobre a mudança da linha do ônibus biarticulado anunciado pela empresa, a administração municipal não se pronunciou. (E.S)