Cotidiano

Sem casa lotérica, moradores de Bonfim relatam dificuldades

Os moradores do Município de Bonfim reclamam do fechamento da casa lotérica há mais de um mês e relataram que a medida tem prejudicado a população, que está impossibilitada de fazer operações bancárias e apostas da loteria federal. Apesar de possuir outras agências, a lotérica era a alternativa encontrada pela população para realizar operações bancárias simples, como pagamento de tributos e contas de água e energia.

O servidor público Domingos Araújo relatou à Folha que preferia pagar as contas de água, luz e telefone na casa lotérica, pois as filas de bancos tomam muito tempo. Além de terem a flexibilidade de horário estendido, pois as casas lotéricas abrem às 8h e só encerram o expediente às 18h, ao contrário das agências bancárias que possuem limitação no horário de atendimento aos clientes.

“Tínhamos acesso a vários serviços, não somente ao pagamento de contas ou tributos. O que mais dificulta é a falta das apostas lotéricas que realizávamos. Outro questionamento é que, com o fechamento da casa lotérica, alguns vizinhos já relataram que não conseguem pagar a conta de água e isto estaria ocasionando na suspensão do fornecimento, já que com mais de 30 dias eles estão suspendendo o fornecimento de água”, comentou.

A manicure Leila Diniz Silva informou que está com dificuldade para pagar, de forma rápida, a conta de água. “O fechamento da casa lotérica trouxe uma série de problemas aos moradores de Bonfim e, pela incompreensão da CAERR, estamos tendo a suspensão do fornecimento da água, quando os cortes ocorrerem próximo ao final de semana. Tem morador que só consegue restabelecer o fornecimento após o pagamento na segunda-feira. Não entendemos o motivo do fechamento da casa lotérica, o que implicou nesta série de problemas”, reclamou.

CAIXA – Em nota, a Caixa Econômica Federal esclareceu que a casa lotérica de Bonfim está em fase de regularização e, assim que este processo estiver finalizado, a unidade voltará a atuar na região. A Caixa ressaltou ainda que está prospectando empresas locais que possam atuar como correspondentes CAIXA AQUI. A rede de atendimento em Roraima é composta por 26 casas lotéricas, 10 agências e 24 correspondentes CAIXA AQUI.

CAERR – A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAERR) informou que não procede a denúncia do corte de água realizado na sexta-feira e que, na própria fatura, consta o aviso e reaviso de débito, sob pena de interrupção do fornecimento e a inclusão do responsável junto ao Serasa, conforme permite a Lei Federal n.º11.445/2007. Há anos, os pagamentos são efetivados nas duas agências bancárias do Município de Bonfim.

A Companhia orienta aos clientes para caso de dúvida ou reclamação, que entrem em contato com a empresa pelos canais de atendimento disponíveis, como a Central de Atendimento, 0800.280.9520, das 8h às 18h, o aplicativo Caerr Mobile (disponível para Android) ou por meio do portal da Companhia, www.caerr.com.br. (R.G)