Cotidiano

Roraimense não vive clima da Copa

Ao contrário de 2014, o roraimense não demonstra interesse pelo evento talvez pelo momento do país

A poucos dias do pontapé inicial para a Copa do Mundo da Rússia-2018, os torcedores roraimenses ainda não sinalizam interesse pelo maior evento do futebol mundial. A estreia do Brasil, que integra o Grupo E, será domingo, 17 de junho, na cidade de Rostov, contra a Suíça às 15h (horário de Brasília).

A seleção brasileira se classificou com folga nas eliminatórias e é vista como favorita em busca do sexto título. Mas, nas ruas da capital e em bairros de maior concentração pública, o entusiasmo não chegou aos torcedores. Eles alegam inúmeros motivos, conforme constatado pela reportagem da Folha.

“Não há o mesmo entusiasmo de antes e o momento pelo qual o país atravessa mergulhado em crise e corrupção tem influenciado neste desânimo. Temos outras prioridades a serem encaradas com seriedade no Brasil”, admitiu o empresário Márcio Miller.

Segundo a decoradora Kátia Michele, o desânimo é geral por parte do brasileiro. “São vários fatores, mas acredito que o desinteresse é em razão do momento que vivemos. Depois da copa os problemas serão os mesmos, temos uma eleição para presidente e o brasileiro está focado em dar um basta nesta corrupção desenfreada. Não há clima para comemoração”, avaliou.

Já o acadêmico de administração Eduardo Alves, está mais animado. Acredita que após a seleção brasileira vencer a primeira, o torcedor vai passar a vibrar e torcer com mais entusiasmo.

“Não é fácil buscar esperança e apostar novamente na seleção após o histórico 7 a 1 de 2014. Isso só será superado após o Brasil se classificar para as demais fases. Apesar da desmotivação geral, ainda acredito na seleção. Vou torcer e vibrar pela conquista deste título”, comentou.

Venezuelanos enchem as ruas de verde e amarelo

Se o boa-vistense está desanimado, os imigrantes venezuelanos aproveitam para ganhar um extra com a venda de bandeiras e acessórios que motivam a população a entrar no clima da copa.

Victor Ruiz está em Boa Vista há três meses. Ele sempre está nos semáforos vendendo produtos nas cores verde e amarelo. Para ele, além de estimular os torcedores, é a forma de ganhar um extra e custear as despesas até que consiga um emprego. “As vendas estão fracas. As pessoas perguntam o preço, mas não compram. Alguns dizem que não acreditam nesta seleção. Outros afirmam que vão comprar depois”, relatou.

Do mesmo modo Gabriel Ortiz. Chegado há dois meses vindo de Maturin, na Venezuela, ele disputa as vendas no semáforo com outros imigrantes. Para tanto, comprou bandeiras e outros artigos nas cores verde e amarelo, acreditando que as vendas vão melhorar nos próximos dias. “O brasileiro é conhecido como torcedor fervoroso. Apesar das vendas não estarem dentro da expectativa, esperamos que melhore bastante”, avaliou (RG).

Comerciantes do Centro e zona oeste apostam nas vendas

Só agora, vitrines e fachadas de lojas começam a dar vez às cores da seleção brasileira. Tanto o centro comercial da Jaime Brasil quanto os da avenida dos Bandeirantes, os comerciantes investiram em produtos como vuvuzelas, bandeirinhas para carro, chapéus e camisetas.

De acordo com o gerente comercial Maciel Lima, as vendas apesar de estarem tímidas foi feito um grande investimento para que os clientes tenham uma diversificação de produtos relacionados à copa da Rússia nas cores alusivas ao Brasil. “Temos uma tradição de todas as copas oferecermos aos nossos clientes que vem a Jaime Brasil, produtos variados com preços acessíveis. Nossa expectativa é de vender todo nosso estoque, com certeza com o Brasil na final”, comentou.

Na avenida Bandeirantes predomina a venda de camisas em vários modelos masculinos e femininos. Segundo a vendedora Paula Freitas, o consumidor poderá escolher entre preços que variam de R$ 20,00 a R$ 49,00.

“Renovamos nosso estoque e as vendas nesta semana estão superando nossa expectativa. Ao contrário do que dizem, desta vez o consumidor não está deixando para a última hora e antecipa sua compra para torcer pela seleção”, destacou (RG).

Bares estão enfeitados para receber torcedores

Se os torcedores mostram desânimo em torcer pela seleção, donos de bares investem na ornamentação esperando motivar os fregueses. Do Centro a zona oeste não vai faltar opção para quem assistir a estreia do Brasil.

“Aqui já está tudo pronto! Telões, estoque dobrado de bebidas, petiscos, vuvuzelas, bandeirinhas e tudo o que o torcedor tem direito para entrar no clima da copa”, comentou o dono de um bar no bairro dos Estados.

O torcedor Wagner Martins, prefere os locais de grande concentração para assistir aos jogos. “O clima e a emoção são diferentes. Na copa de 2014 reunimos os amigos e a cada vitória do Brasil saíamos do bar, para comemorar na praça. Em 2018 vou continuar assistindo em locais enfeitados em verde e amarelo”, mencionou (RG).