Cotidiano

Roraima tem 263 denúncias de exploração sexual infantil

Delegada da Polícia Civil atribui esse quantitativo de casos ao trabalho que vem sendo realizado por essa rede de proteção a crianças

Roraima aparece como líder do ranking de abuso contra meninas no Brasil.
Estado figura em primeiro lugar entre os que tiveram o pior desempenho nacional, com uma média de 85,7% de denúncias.

Segundo a delegada titular Polícia Civil do Núcleo de Proteção a Criança e ao Adolescente, Jaira Faria, os dados sobre crimes envolvendo exploração sexual de crianças chegam a 263 denúncias.

“O número é referente apenas a denúncia, não quer dizer exatamente que em Roraima acontece esse total de abusos, os orgãos que trabalham nessa rede de proteção a criança podem enviar denúncias referentes ao mesmo caso havendo uma repetição” relatou.

A delegada atribui esse quantitativo de casos ao trabalho que vem sendo realizado por essa rede de proteção a crianças que envolve instituições federais, estaduais e municipais.

Para a delegada existem formas de como a sociedade pode proceder para prevenir que novos crimes venham a ocorrer, e quais os procedimentos que podem ser tomados para responsabilização de criminosos.

“Além disso, esse número é reflexo de quanto a sociedade tem acreditado no trabalho desses órgãos para combater o crime de abuso. A sociedade tem um papel fundamental, o crime pode ser denúnciado por qualquer pessoa que evidencie o crime, basta entrar em contato com o Núcleo de proteção a criança” disse.