Cotidiano

Roraima está entre os 10 melhores na Maratona de Programação do Norte

Duas equipes de Roraima conseguiram se destacar entre as 10 melhores colocadas

Duas equipes de Roraima conseguiram se destacar e terminaram as competições da primeira edição da Maratona de Programação do Norte entre as 10 melhores colocadas. O evento aconteceu durante esse sábado, dia 27, e terminou no início da noite, com a participação de 45 equipes inscritas dos estados do Amazonas, Pará, Acre e Roraima.

Os participantes ainda precisaram lidar com constantes quedas de energia no período da tarde, que acabaram atrasando em duas horas a conclusão das competições. Roraima conquistou o sétimo e o oitavo lugar, com equipes formadas por acadêmicos do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Estácio da Amazônia. As demais colocações de destaque ficaram com equipes amazonenses. O evento é uma realização conjunta do Encosis – Encontro Nacional de Computação e Sistemas de Informação, URI Online Judge – Problems & Contests e Sociedade Brasileira de Computação. Pelo menos 11 instituições de ensino superior participam da Maratona na região Norte.

O professor Jonas Henrique Mendonça, que coordena as atividades em Roraima, avaliou o desempenho dos alunos de Roraima como positivo.  “Estamos participando desse tipo de competição há pouco mais de um ano. Em abril do ano passado tivemos a participação de quatro equipes, e agora conseguimos, só a Estácio, ter 10 equipes na competição de programação”, disse ao destacar o fato da Estácio estar entre as 10 melhores no final da competição. “Temos progredido nesse tempo de trabalho. Temos muito a crescer, mas a cada competição os resultados têm sido melhores. Agora é esperar a participação na seletiva nacional que vai ser em setembro”, apontou.

Jonas destacou a participação do acadêmico Isaac Pinheiro, que cursa o terceiro semestre de Sistemas de Informação no Centro Universitário. “Embora outros alunos estejam mais consolidados, ele entrou para uma equipe a menos de três semanas e fez a diferença. A equipe dele foi a melhor de Roraima”, analisou. O próximo campeonato será o seletivo para o Campeonato Brasileiro, que acontece no dia 9 de setembro em Boa Vista, nos laboratórios da Estácio, no campus no bairro União. O evento nacional será no dia 12 de novembro, em Foz do Iguaçu, no estado do Paraná.