Cotidiano

Roraima agora dispõe de cursos de Design de Moda

O primeiro dia de aula dos alunos de Design de Moda e de Interiores, do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar) foi realizado na noite de ontem, 28. A Aula Inaugural marca o início de um novo momento para o setor no Estado, que vem apresentando franca expansão nos últimos anos.

“É um grande orgulho para nós estar iniciando esse curso aqui, em Roraima, principalmente por ser um Estado com grande potencial de crescimento nesse segmento. Poder contribuir para a difusão científica e desenvolvimento econômico de setores como o da moda é, sem dúvida, um orgulho para a nossa instituição”, afirmou o diretor do polo Boa Vista, Alessandro Lima.

Na solenidade, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor o conteúdo programático do curso, que é oferecido pela instituição por meio da modalidade de Ensino à Distância (EaD). Segundo Lima, através da plataforma on-line, o estudante poderá acompanhar as aulas em qualquer lugar que esteja, utilizando qualquer dispositivo, podendo ser um computador, celular ou tablet.

“Esse é um dos grandes diferenciais do curso, justamente porque a prioridade da instituição prima muito pela qualidade de ensino e também de atendimento. Apesar de serem aulas à distância, elas se dão ao vivo, uma vez por semana. O aluno pode assistir onde ele quiser e, caso ele não consiga acompanhar naquele dia, a aula estará gravada e disponibilizada no sistema, podendo ele ver quando e onde quiser”, destacou.

Com duração de dois anos e meio, o curso deverá formar já na sua primeira turma aproximadamente 20 alunos. O conselheiro setorial da moda em Roraima, o publicitário Shigeaki Alves, é uma dessas pessoas. Ele avaliou como positiva a implantação do curso, principalmente pelo fato de inserir o Estado no ambiente de amplo estudo e pesquisa do setor no Brasil e no mundo.

“Principalmente ao desenvolvimento de conceitos relevantes da produção de pesquisa prática e teórica, respeitando a ancestralidade de nossas comunidades tradicionais, povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas, além do enorme aperfeiçoamento dos inúmeros profissionais que irão qualificar ainda mais o segmento Setorial da Moda, seja por meio das confecções autônomas, das indústrias aqui instaladas, em como a consolidação do segmento produtivo por meio de novos empreendedores a partir da formação empreendedora”, disse.

Além da Aula Inaugural, houve a apresentação do desfile Reality Fashion, uma proposta inovadora para a formação dos acadêmicos. A iniciativa conta com a participação de 30 acadêmicos de polos espalhados pelo país, dando uma real noção da lucratividade do setor.

“Estou bastante ansioso e sei que seremos destaque no setor, porque já era algo que estava procurando há bastante tempo. Antes nem assumia isso com paixão, mas amadureci muito e hoje é o que quero seguir como carreira. A moda muda a vida das pessoas e eu fico muito feliz em saber que faço a diferença na vida de muita gente”, salientou o hair stylist Regis Matias.

HISTÓRICO – Presente em todos os estados do país, a UniCesumar está no mercado há mais de 20 anos, tendo iniciado suas operações na cidade de Maringá (PR). Atualmente, a instituição possui 160 unidades e até o final deste ano deverá subir para 240.  Em Boa Vista, a unidade fica localizada na Avenida Major Williams, no bairro São Pedro, zona leste da Capital. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (95) 3224-5530 ou pelo site www.unicesumar.edu.br. (M.L)