Cotidiano

Rei da Jordânia vem a Roraima de moto

Acompanhado de mais dois motociclistas e com forte aparato de segurança, Abdullah II percorreu a BR-174 de Manaus a Boa Vista em uma moto BMW

A tranquilidade do feriado religioso de ontem, em Boa Vista, foi quebrada por um evento inesperado e inusitado: a passagem por Roraima do rei da Jordânia, Abdullah II, 53 anos. A viagem dele foi de lazer, já que não estava registrada em sua agenda oficial de compromissos público. Ele percorreu a BR-174 em uma moto de alta cilindrada BMW, de Manaus (AM) a Boa Vista, acompanhado por uma comitiva formada por 15 pessoas, entre assessores e seguranças particulares.

Abdullah veio conhecer parte da região amazônica. No trajeto, ele passou por Rorainópolis e Caracaraí, até chegar a Boa Vista por volta das 16h30. De lá, foi para a sede da Superintendência Regional da Polícia Federal, para procedimentos padrão até ser liberado às 17 horas para o Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede, onde um jato o esperava.

O rei da Jordânia, acompanhado de mais duas pessoas também de moto, fez o mesmo trajeto percorrido pelo ex-jogador de futebol David Beckham, em março do ano passado, que veio ao Brasil gravar o documentário “David Beckham: Into the Unknown”, que traz o ex-craque de futebol em um tour de moto e barco durante a exploração da floresta brasileira.

A Folha entrou em contato com a Polícia Federal, mas foi informada que a instituição não poderia se pronunciar naquele momento. Foi enviado e-mail para a Embaixada da Jordânia, em Brasília (DF), para saber mais sobre a vinda do monarca, mas também não obteve resposta.

Abdullah II bin al-Hussein é o monarca do Reino Hachemita da Jordânia. Filho do falecido rei Hussein e da princesa Muna al-Hussein, ele assumiu o trono após a morte de seu pai, em 7 de fevereiro de 1999. Estudou no Reino Unido e é conhecido por difundir uma política pró-ocidental em seu país.

Segundo o site da embaixada da Jordânia, Abdullah II é descendente direto do profeta Maomé, pertencendo à 43ª geração. Durante seu primeiro ano de governo, se empenhou no trabalho de implantar uma reforma econômica em seu país. Às margens do rio Jordão, a Jordânia é classificada como um país de “alto desenvolvimento humano”, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2014, das Nações Unidas. Embora o sistema político do país seja o de uma monarquia constitucional, o rei detém amplos poderes executivos e legislativos. (M.L)