Esporte

Quebra no escapamento prejudica piloto roraimense

A próxima etapa da Copa VB Pro 400 de kart, será realizada em novembro

Na manhã de ontem, sábado (11), foi realizada no Kartódromo Waltinho Ferrari, em Brasília, a 3ª etapa da Copa VB Pro 400 de Kart. A prova foi vencida pelo piloto Dokas. André BSK e Bruno Walter completaram o pódio.
O piloto roraimense Rafael Lucena terminou a corrida na 18º posição. Conforme avaliação da sua equipe, caso o piloto não tivesse enfrentado problemas mecânicos durante a corrida, ele teria completado a prova entre os 10 primeiros colocados. Rafael teve pouco tempo de treino, já que apenas na sexta-feira (10) ele entrou na pista para fazer os ajustes no seu kart.
“Ontem fizemos um treino apenas para ver as condições do kart. Estou com uma carenagem nova, mais leve, e tive que completar o peso mínimo (205kg) com mais lastro. Apesar disso influenciar na guiada, ainda consegui na classificação antes da corrida uma colocação no meio do grid”, disse o piloto.
Após largar da 17ª posição, com cerca de 10 minutos de corrida, Rafael foi praticamente jogado para fora da pista após um forte toque de outro piloto que ele acabara de ultrapassar.
A batida foi tão forte, que o braço que fixa o escapamento do kart partiu-se ao meio. Devido ao acidente, Lucena teve que entrar nos boxes para fazer a troca do escapamento.
Isso prejudicou o piloto, que voltou a pista várias voltas atrás dos primeiros colocados. Com uma nova estratégia em sem a necessidade de reabastecer, Rafael fez uma prova de recuperação, completando na 18º colocação ao final de 1 hora de disputas.
“Infelizmente esses acidentes são comuns no kart. É evitável, mas como a guiada de cada um é diferente, a gente não tem muito o que discutir. Tinha acabado de fazer a ultrapassagem e na curva seguinte, não sei por qual motivo, fui empurrado para fora da pista. É uma pena, era um momento da prova que já estava fazendo boas voltas e sabia que meu kart era econômico o suficiente para fazer valer a estratégia de poupar combustível para o final. Realmente estávamos em condições de chegar entre oito primeiros colocados pelo tempo de volta que vínhamos fazendo”, ressaltou Rafael.
A próxima etapa da Copa VB Pro 400 de kart, será realizada em novembro. O piloto roraimense Rafael Lucena já tem sua participação confirmada.