Cotidiano

Quatro adolescentes fogem do Centro Socioeducativo

Dois dos que fugiram foram encontrados e encaminhados para o 5° DP

Quatro adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas fugiram do Centro Socioeducativo (CSE) Homero de Souza Cruz Filho, localizado na região do Bom Intento, zona rural de Boa Vista.

Desde o momento da fuga que ocorreu por volta das 20 horas de ontem (21), a Polícia Militar está fazendo um rastreamento na região para tentar encontrar os adolescentes.

De acordo com A Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social), dois dos socioeducandos foram encontrados com o apoio da PM, que se dirigiu à unidade.

CSE

O CSE possui capacidade para atender 42 internos, e foi erguido numa área de mais de três mil metros quadrados.

Foram investidos R$ 8,4 milhões do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e de convênio entre a Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e o Ministério da Justiça (MJ), para receber adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

O outro lado

A Setrabes (Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social) informou que a situação foi contornada de imediato e dois socioeducandos foram encontrados.

Segundo eles, a equipe do CSE continua realizando buscas pelos outros dois socioeducandos (ambos possuem 16 anos de idade). A situação na unidade permanece calma.

Ainda durante a noite, os dois socioeducandos recapturados foram encaminhados para o 5° DP, onde foram realizados os procedimentos como indica o Sinase (Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo).

A nota ressaltou ainda que o Governo do Estado tem alcançado importantes resultados na gestão do CSE, sem registro de fugas na unidade há mais de oito meses.

Como sanção disciplinar, os envolvidos terão as visitas suspensas por até 30 dias. O fato também será informado à Vara da Infância e Juventude para a revisão da pena dos mesmos.