Cotidiano

Projeto sobre imigrantes está entre os 50 melhores de premiação nacional

Trabalho que chama atenção para a atual crise migratória de venezuelanos ganhou reconhecimento nacional

O projeto “Histórias Cruzadas”, feito como forma de conscientização para a atual crise migratória de venezuelanos e despertar o interesse pela história local, criado pela professora de História da Escola Estadual Tancredo Neves, Rutemara Florêncio, está entre os 50 professores finalistas da 20ª edição do prêmio Educador Nota 10, promovido pelas fundações Roberto Marinho e Victor Civita.

O projeto consiste em uma obra escrita pelos alunos, com apoio da professora, contando 15 relatos de pessoas de diversas partes do Brasil e América Latina, que passaram a morar em Roraima nas décadas de 1980, 1990 e 2000, e a consequente ligação com a atual migração em massa de venezuelanos. “Os imigrantes são uma parte importante da história de Roraima. Sinto que falta incentivo por parte das escolas de falar mais sobre isso, ainda mais em meio a um fato histórico tão importante quanto a atual migração em massa de venezuelanos”, afirmou.

Rutemara Florêncio é professora com mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, desde 2011. Em Roraima, é professora da rede estadual de ensino desde 2002 e, a partir daí, vem realizando projetos de incentivo à História de Roraima para alunos.

FASES – O projeto “Histórias Cruzadas” foi dividido em duas fases ao longo do ano letivo de 2016. Na primeira, as aulas de História foram partilhadas entre as que seriam dedicadas ao conteúdo escolar e às que diziam respeito ao projeto.

“Tive que combinar com os alunos qual o dia da semana que falaríamos do tema e qual seria o das aulas normais. Como a escola não oferecia material para tratar sobre migrações, tive que ir à UFRR [Universidade Federal de Roraima] coletar artigos e pesquisas que servissem de material de apoio. Além da História de Roraima, também precisei ensinar metodologia científica e incentivar a prática da escrita em pesquisas científicas”, disse.

Na segunda fase, depois do recesso do meio do ano, os alunos foram divididos em duplas e entrevistaram, através de áudio ou vídeo, imigrantes que estejam em Roraima há pelo menos 15 anos e aceitassem por escrito cederem seus nomes, histórias de vida e motivações para a vinda ao Estado. O resultado foram 15 depoimentos de pessoas de diversas partes do Brasil, Venezuela e República Dominicana, com relatos que retratam a procura por oportunidades, sejam através do garimpo, concursos públicos ou questões políticas.

Professora já teve outro projeto que conquistou reconhecimento nacional

Essa não é a primeira vez que um dos projetos da professora Rutemara Florêncio ganha reconhecimento nacional. Em 2014, ela foi uma das ganhadoras na categoria Ensino Fundamental da 8ª edição do prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), pelo projeto “As revoltas sociais na primeira República do Brasil através de filmes: Alunos em ação!”, no qual estudantes do 9º ano encenam as principais revoltas da primeira República do Brasil em meio às manifestações de Junho de 2013.

Sobre isso, ela comentou: “Eu sempre quis mostrar para meus alunos que o conhecimento do passado é sempre aplicável ao presente. Todos nós carregamos um pouco da história e devemos aprender com isso”.

EDUCADOR NOTA 10 – Criado em 1998, o Prêmio Educador Nota 10 reconhece professores da Educação Infantil ao Ensino Médio, além de coordenadores pedagógicos e gestores escolares de todo o país. Milhares de educadores, de escolas públicas e privadas, inscrevem seu trabalho a cada edição do Prêmio em diferentes disciplinas de conhecimento. Na edição deste ano, foram 5.006 projetos inscritos. (P.B).